Nos casos em que o objetivo de um projeto é trabalhar com visualização para arquitetura, e o processo é iniciado por terceiros, geralmente o artista 3d recebe dos autores do projeto uma série de arquivos em CAD. Esses arquivos são importados para o Blender, ou qualquer outro software 3d, e usados como referência para agilizar a modelagem 3d. Com o uso desses arquivos é possível acelerar a modelagem, pois não será mais necessário prestar tanta atenção nas medidas e dimensões do projeto.

Mas, e quando o caminho é reverso? Qualquer pessoa que tenha acesso a softwares como o Blender e o próprio SketchUp, acabam começando a pensar em projetos de edificações usando a volumetria de elementos 3d. Nesse caso, é preciso exportar o modelo 3d como uma série de linhas 2d para acelerar também a criação dos desenhos técnicos. No Blender 2.4 existiam alguns scripts muito úteis para exportar cenas em DXF com base nessas linhas 2d, facilitando muito o desenvolvimento de desenhos técnicos como projeções e vistas em softwares como AutoCAD, FreeCAD ou outros.

3d-mesh-from-Blender.jpg

A versão 2.5 do Blender ainda não possui esse ecossistema de scripts para exportar arquivos em DXF, fazendo com que esse tipo de tarefa fique um pouco mais complicada para quem precisa criar desenhos técnicos com esses modelos 3d.

Mas, nem tudo está perdido, pois um arquiteto chamado Yorik, publicou no seu blog uma técnica que podemos usar no Blender em conjunto com o FreeCAD para conseguir exportar arquivos do Blender, e depois abrir o material em softwares de CAD no formato DXF. Aqui você encontra o artigo com uma tradução automática.

O processo é bem simples e não requer muitos conhecimentos técnicos, e para facilitar ainda mais a vida de quem precisa recorer a esse tipo de “truque” o Yorik já publicou no artigo os links para os scripts que são necessários tanto no caso do Blender e do FreeCAD.

Com as linhas exportadas dos modelos 3d, podemos fazer exatamente o caminho oposto de quem modelava, e já aproveitar as projeções e proporções dos modelos 3d para criar e organizar as pranchas técnicas.

Já mencionei que tanto o Blender como o FreeCAD são gratuitos? Você pode experimentar trabalhar com desenvolvimento de projetos com eles sem custos.