Na semana passada publiquei aqui no blog um artigo em que comentava sobre o uso de técnicas próprias para composição baseadas em fotografia, e aplicadas em softwares 3d. Naquele artigo em particular o texto era direcionado para uso no 3ds Max, pois com ele é possível editar os valores dos campos Camera Safe e Action Safe da câmera para conseguir montar a composição. A técnica é conhecida como regra dos terços, e funciona de maneira simples, delimitando a imagem que a câmera foca em três partes iguais na horizontal e vertical, resultando em um tipo de grade. O uso dos cantos do quadrado central ajudam a posicionar elementos importantes na sua renderização em pontos de interesse, melhorando a composição de maneira geral no seu projeto.

O uso dessa técnica no Blender era possível, mas exigia o uso de artifícios ou truques para adicionar essas linhas de composição posteriormente na câmera. No artigo da semana passada o leitor Adeyvison, chamou a minha atenção para um novo recurso do Blender 2.58 que já adiciona esse tipo de linha guia para composição diretamente na câmera.

Para mostrar o funcionamento desse recurso, tomei a liberdade de gravar um pequeno tutorial em vídeo que mostra a configuração das guias em uma câmera. O processo como um todo é extremamente simples!

Só para deixar bem claro, o recurso é novo no Blender 2.58 e os artistas usando versões anteriores do Blender não devem encontrar essa opção nas câmeras.

Assim que você seleciona uma câmera no Blender, é possível acionar o painel de opções da câmera chamado de Object Data. Quando temos uma câmera selecionada o Object Data exibe apenas opções para essa câmera, e na parte inferior do painel encontramos o Composition Guides. Nesse campo encontramos todas as opções de guias para composição na câmera do Blender, e assim que escolhemos uma dessas opções as linhas correspondentes a técnica de composição escolhida aparecem na visão da câmera.

O processo fica muito mais simples dessa forma e você como artista 3d deve usar esse procedimento para o máximo de imagens e projetos que puder. Esse tipo de guia ajuda a posicionar os elementos do seu projeto em lugares que destacam mais a cena. Agora você não tem mais desculpas para não caprichar nas composições das suas cenas no Blender!