O uso de recursos para adicionar elementos virtuais em cenários reais é prática comum no cinema, e abre uma gama enorme de possibilidades para produções que necessitam representar grandes intervenções em áreas urbanas. Nessas últimas férias de meio de ano tivemos a estréia do terceiro filme da franquia Transformers que trouxe novamente um conjunto espetacular de efeitos visuais gerados por computação gráfica. O terceiro filme mostra diversas seqüências com os robôs gigantes que já são um deleite para os amantes da computação gráfica, mas a parte final mostra a destruição de uma grande área urbana, que sem o uso de recursos de computação gráfica seriam impossíveis de representar.

Caso você tenha interesse em conhecer um pouco da técnica usada pela produção do filme, o vídeo abaixo mostra muito bem como parte dessa simulação foi realizada.

O processo é bem engenhoso e conta com a reprodução de maneira fiel das edificações existentes em cada um dos cenários, que era posteriormente removidas do vídeo e substituídas por edifícios virtuais. Como hoje já é relativamente simples conseguir um bom nível de realismo nesse tipo de reprodução em 3d, o efeito fica bem verossímil!

Isso mostra como é importante conseguir reproduzir os movimentos de uma câmera real em ambientes virtuais, que é o chamado Camera Tracking. Com essa tecnologia é possível reproduzir e mapear as superfícies reais dos objetos, e passar as mesmas para um ambiente 3d. Nas imagens exibidas no vídeo podemos perceber que foi usada uma tecnologia semelhante a essa para reproduzir as edificações.

Esse é o tipo de material que mais interessa aos artistas 3d em produções como Transformers, e particularmente é o que me faz comprar os DVDs ou o Blu-ray de um filme como esses, pois é com os extras que acabo me divertindo, mais ainda do que com o filme.

Caso você também goste de assistir a esse tipo de material, aproveite e confira mais esse making of, enquanto o estúdio não pede para que o vídeo seja removido do Youtube. Os extras dos dois primeiros Transformers são muito bons, e espero que o terceiro não seja diferente, e quando começar as vendas eu definitivamente devo adquirir mais esse conjunto de extras!