A adição de uma ferramenta de renderização avançada acaba fazendo com que as pessoas mudem seus hábitos de trabalho nos mais variados softwares. No caso do Blender a inclusão do renderizador Cycles deve fazer com que muitas pessoas vejam o render de maneira diferente. No meu caso mesmo o sistema foi ganhando cada vez mais importância no meu modo de trabalho, permitindo que os objetos 3d sendo modelados fossem visualizados em tempo real, enquanto o mesmo estava sendo criado. Dependendo do seu computador, o método não é muito recomendável por exigir bastante do hardware do computador, mas é excelente para ter feedback visual do modelo 3d.

Para mostrar como funciona esse método de trabalho, gravei um pequeno vídeo em formato timelapse, acelerado em duas vezes para mostrar a criação de uma fachada em 3d, que seria parte do projeto de uma edificação. É só um estudo de volumetria que ainda deve sofrer inúmeras modificações.

O Cycles permite determinar que o modo de visualização da 3D View do Blender seja do tipo Rendered, e o modelo 3d como um todo é renderizado pela GPU do seu computador. O resultado pode ser visto no vídeo, que é a atualização rápida das imagens. O modo de modelagem com o Cycles só demanda que o modelo seja constantemente visualizado no modo objeto, pois as alterações no modo de edição não são passadas para o render.

Para conseguir gerar sombras no modelo como um todo, é adicionado um plano que recebe material do tipo Emissor, para emitir energia luminosa.

A criação de objetos e modelos 3d fica muito prática usando esse procedimento, pelo feedback visual que temos dos objetos.

Ficou interessado no Cycles? Para usar essa versão do Blender é necessário visitar o graphicall.org e fazer o download de uma versão experimental do Blender com o Cycles. Como é tudo experimental, recomendo cautela ao abrir projetos importantes nessas versões.

Se você não sabe usar o Blender e quer aprendender, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para fazer o curso de Blender 2.5 gratuito totalmente online! E a modelagem mais avançada, como a usada no vídeo pode ser aprendida no curso de modelagem poligonal com o Blender 2.5, que também está disponível no mesmo site.