Já faz algumas semanas que a Pixologic publicou uma série de imagens sobre o ZBrush 4 Release 2, que é uma atualização para o consagrado software escultura digital que é considerado por muitos artistas 3d, como sendo a melhor opção para gerar modelos 3d com base em escultura. Essa atualização para o ZBrush deve apresentar algumas ferramentas novas e ajustes em outras já existentes. Mas, a mais notável das modificações no Release 2 do ZBrush 4 ao que parece foi a incorporação de técnicas provenientes do Sculptris. Para quem não lembra, o Sculptris é aquele software de escultura revolucionário, que foi criado por apenas uma pessoa e sem fins lucrativos.

O resultado ficou tão bom que a Pixologic acabou comprando o código do Sculptris e lançou a ferramenta sob o seu selo, e agora emprega o criador do software. E não seria surpresa para ninguém, se em alguma atualização do ZBrush o método de escultura do Sculptris fosse usado. A técnica é bem simples, e consiste na subdivisão seletiva de partes do modelo 3d que são esculpidas. Isso deixa o modelo 3d muito mais leve.

Bem, o ZBrush 4 Release 2 com comportamento semelhante ao Sculptris pode ser conferido nesse endereço, que leva diretamente aos fóruns do ZBrush Central.

zbrush-4-release-2.jpg

Além do novo método de escultura, podemos conferir no vídeo novas ferramentas como operações booleanas, e o novo e avançado modo de render chamado de LightCap. Já falei sobre essa atualização do ZBrush em abril, indicando as imagens desse artigo como referência.

Agora é só esperar!