A escultura digital é ao mesmo tempo uma área que demanda muita dedicação por parte do artista, e também treinamento fora do ambiente do software. Sempre comento com os meus alunos que um pouco de experiência na área de escultura em argila ou outros materiais, ajuda muito a entender e aproveitar os recursos de ferramentas como o ZBrush. Mas, em algumas situações podemos ter também pessoas interessadas na escultura apenas como forma de exercitar a modelagem 3d de elementos que seriam difíceis ou trabalhosos em ambientes reais. Por isso, softwares como Sculptris que é gratuito acabam fazendo sucesso, como plataforma de entrada nesse universo da escultura, por ser fácil de usar e totalmente gratuito.

A Autodesk acaba de lançar uma outra opção de modelagem por escultura gratuita, mas por tempo limitado. O aplicativo chamado 123D Sculpt foi projetado para aproveitar as telas sensíveis ao toque dos iPads, e passam uma experiência de escultura digital diferente da que estamos acostumados. Como usamos os dedos para trabalhar com a escultura, a sensação de estar realmente modelando algo físico é bem interessante.

O vídeo abaixo mostra um pouco do funcionamento da ferramenta:

Os modelos base que podemos utilizar para começar uma escultura são poucos, mas outras opções devem estar disponíveis para compra dentro do aplicativo no futuro. Mas, para os usuários que desejam apenas praticar um pouco a modelagem por escultura, os objetos iniciais existentes são suficientes para garantir algumas horas de diversão. O objetivo da ferramenta não é substituir o Mudbox ou ZBrush, mas ser algo como uma opção rápida e leve para trabalhar com escultura digital.

Caso você tenha um iPad, corra para fazer o download, pois o aplicativo está sendo oferecido de maneira gratuita, mas por tempo limitado.