Os projetos do Google Summer of Code desse ano que envolvem o Blender estão indo muito bem, com alguns deles em estágio bastante avançado, como é o caso do projeto que adiciona recursos para Tracking de câmera no Blender. Um desses projetos promete ajudar a realizar uma das tarefas mais tediosas na parte de configuração de texturas para objetos 3d. Quem já precisou aplicar uma textura usando mapas UV sabe do que estou falando, e o recurso conhecido como AutoSeam do Blender promete automatizar o processo de mapeamento.

Mas, o que é esse Seam?

Para explicar o que é um Seam, precisamos entender antes o funcionamento do chamado UV Unwrap. Esse processo consiste na planificação de um modelo 3d, para que possamos exportar um mapa das suas faces, e depois pintar uma textura sobre os planos. A parte chata desse processo é que precisamos escolher as arestas que devem ser separadas na planificação.

O novo recurso do Blender chamado de Autoseam promete facilitar esse processo, escolhendo as arestas que apresentarem o melhor resultado para a planificação. Como ele funciona? Para mostrar o seu funcionamento, montei um pequeno tutorial em vídeo que demonstra o seu resultado no modelo de uma parede:

O vídeo é curto, e pelo resultado final você vai perceber que ainda é preciso um pouco de trabalho por parte do desenvolvedor para refinar o AutoSeam. A organização dos Seams ainda não ficou muito boa, mesmo fazendo alterações nos parâmetros do recurso. Lembre que o recurso ainda está em fase experimental, e se realmente funcionar com modelos 3d de complexidade mediana, será uma grande ajuda no processo de texturização em 3d.

Para testar esse mesmo projeto, recomento visitar o graphicall.org e fazer o download dos builds do Blender identificados como Avocado.