A modelagem de elementos arquitetônicos sempre representa um desafio para a maioria dos artistas 3d, pois esses elementos envolvem a criação de detalhes e estruturas que não são comuns na rotina de um artista acostumado a trabalhar, principalmente com estruturas mais orgânicas. Um desses elementos que sempre representa um problema na modelagem são as escadas, que dependendo da sua configuração ou tipologia, podem demandar o uso de Add-ons ou o uso de várias ferramentas para que seja possível modelar a escadaria. Entre esses tipos mais complicados de escadas estão as conhecidas como helicoidais.

Como modelar escadas helicoidais no Blender?

Caso você nunca tenha tentado modelar esse tipo de escada no Blender, o vídeo abaixo pode ser de grande ajuda para entender como funciona o processo. No tutorial, que está em inglês, o autor do vídeo trabalha com a criação de apenas degrau e depois usando o modificador Array, ele consegue fazer várias cópias desse mesmo objeto. Mas, o modificador sozinho não é capaz de distribuir as cópias ao redor de um objeto.

O tutorial mostra como podemos usar um objeto do tipo Empty para distribuir as cópias geradas pelo Array ao redor de um ponto. Depois de criar os degraus da escada, o autor ainda parte para a modelagem do corrimão e outros elementos que compõe a escada. Como forma de praticar a modelagem 3d, o tutorial é excelente para mostrar algumas possibilidades sobre o modificador Array, que não ficam muito claras a princípio, mas que podem ser atingidas com apenas alguns pequenos ajustes.

Mesmo que você não tenha interesse na modelagem 3d para arquitetura, recomendo assistir ao vídeo, para observar como o artista resolveu a modelagem usando esse pequeno truque com o modificador Array e um Empty!

Quer aprender a trabalhar com o Blender? Não custa nada lembrar que você pode fazer um curso de Blender 2.5 básico de maneira totalmente gratuita visitando o EAD – Allan Brito, e se tiver interesse em expandir os seus conhecimentos para modelagem poligonal ou animação 3d, pode se inscrever nos outros cursos disponíveis no site. Em algumas semanas devem estar disponíveis mais cursos de Blender nesse mesmo endereço.