Aos que estão participando do Curso Básico de Blender 2.5 no EAD – Allan Brito, uma pequena atualização no material do curso está disponível, que é a segunda versão da tabela com os atalhos de teclado do Blender 2.5. Foram adicionados novos atalhos para edição de modelos baseados em polígonos, e também alguns controles para animação 3D. O curso pode ser acessado por todos os que estiverem inscritos no site, e a tabela só pode ser copiada dentro do curso. O documento está em A4 e no formato PDF, para facilitar a vida das pessoas que gostam de imprimir essa tabela para ter ao seu lado, sempre que estão usando o Blender. O conteúdo foi resumido também apenas para o essencial, deixando a tabela com apenas uma página.

blender-atalhos.png

Cursos Online sobre Blender 2.5 para modelagem e animação

Agora uma pequena atualização sobre o estado dos outros cursos online disponíveis no EAD – Allan Brito. Se você tem interesse em aprender Blender, recomendo participar de um dos dois cursos mais avançados sobre Blender disponíveis no site hoje:

  • Curso de Modelagem Poligonal com Blender: Esse curso mostra as principais ferramentas de modelagem baseada em polígonos no Blender, intercalando a explicação das ferramentas com exercícios práticos de modelagem. E no final do curso, você aprende a criar uma AK-47 como exercício final.
  • Curso de Animação 3D com Blender: Para os que se interessam em animação, o curso de Animação 3D tem como objetivo apresentar as principais ferramentas e janelas destinadas a animação com o Blender. No curso, você aprende a trabalhar com keyframes, curvas, curvas de animação, Drivers, Bones e deformações.

Para fazer a inscrição em qualquer um desses cursos, basta visitar os links indicados, e assistir vídeos com partes das aulas e conhecer mais sobre o que você deve aprender em cada aula. Existe uma lista com os títulos das aulas e o assunto de cada vídeo.

Essa semana o curso de Animação recebeu uma pequena atualização, que foi um vídeo focado apenas no NLA Editor do Blender. Essa janela permite trabalhar com blocos de animação para utlização várias vezes, e deve ajudar bastante na criação de animações. O vídeo tem quase 14 minutos só sobre o NLA Editor. O vídeo em si foi sugestão do leitor Daniel, que está inscrito no curso de Animação 3D.

Quais são os próximos cursos previstos?

Como sempre me perguntam isso, resolvi começar a comentar aqui os próximos cursos do site. Devem ser dois, sendo o primeiro o curso de SketchUp 8 Básico que será gratuito. E o outro será um aguardado curso sobre Renderização por GPU no Blender com Cycles. Sim, estou montando um curso sobre render com Cycles, e o plano já está bem adiantado. As inscrições devem começar no final de Setembro, e os que estiverem participando do curso de Animação 3D ou Modelagem Poligonal vão fazer a inscrição com desconto!