O uso de grupos como ferramenta para organizar uma cena em 3d é muito usada em vários softwares, pois permite transformar múltiplos objetos em apenas uma entidade, que pode depois facilmente ser desmembrada. A grande maioria dos softwares permite trabalhar com o uso de grupos, e o Blender não é diferente. Mas, além de permitir transformar todos os objetos selecionados em apenas uma instância, os grupos podem ser úteis no momento em que precisamos importar modelos 3d de diferentes arquivos.

Ao importar objetos no Blender para outros projetos precisamos usar a opção Link ou Append, que é o equivalente ao import ou XREF de softwares como 3ds Max. No caso do Link, teremos as mesmas vantagens do XREF, em que podemos trazer um objeto que está salvo em outro arquivo. A vantagem nesse tipo de configuração é que você não poderá editar o modelo 3d no cenário em que o projeto está sendo montado, e apenas no arquivo em que o objeto está salvo.

Como importar grupos entre arquivos do Blender?

O conceito é simples, mas a explicação para quem nunca realizou o procedimento pode parecer complexa. Quer um exemplo de como isso funciona? O vídeo abaixo é um excelente exemplo de como trabalhar com a ligação entre grupos. No vídeo, o autor demonstra como trabalhar com a configuração de um grupo simples, e depois adiciona esse mesmo grupo em outro arquivo.

A explicação está em inglês, mas é bem simples de seguir o exemplo do vídeo. Nesse caso temos o modelo 3d de uma casa que é composta por vários objetos separados, e que estão agrupados como um único objeto. A ferramenta que cria grupos é o CTRL+G. Assim que o grupo está criado, podemos atribuir um nome que identifique os objetos do grupo, e depois salvar o arquivo.

Nesse ponto, o autor do vídeo salva o arquivo e inicia uma nova cena no Blender e aciona a opção link com SHIFT+F1. Ao escolher o arquivo salvo com o grupo, e na opção Groups apontar o nome do grupo desejado, a casa será usada como um XREF no projeto. Mas, aparentemente nada será adicionado na cena.

Quando adicionamos instâncias de grupos, é preciso adicionar os objetos usando a tecla SHHIFT+A e na aba Group Instance, escolher o nome do grupo que foi referênciado, para que o mesmo seja adicionado a cena.

Atualizando grupos em instâncias para cenas 3D

Agora, para verificar a real vantagem de usar grupos como instâncias, basta abrir o arquivo em que estava salvo o objeto original, e modificar os modelos do grupo, e as suas instâncias adicionadas em outras cenas com a opção Link, são atualizadas automaticamente.