A modelagem voltada para arquitetura é um pouco diferente do que estamos acostumados a encontrar na maioria dos projetos, pois é necessário focar nas dimensões e em opções que ofereçam controle sobre a forma dos objetos. A modelagem poligonal ajuda nessa tarefa, mas sempre é possível adicionar alguma coisa a mais usando scripts ou ferramentas personalizadas. Um desenvolvedor e usuário do Blender publicou uma série de Add-ons (Scripts em Python), que podem ser de grande interesse para a maioria dos usuários do Blender que gostariam de modelar para arquitetura.

As ferramentas personalizadas adicionam muitas opções ao Blender que encontramos com mais frequência em softwares de CAD.

Scripts adicionam funções de CAD ao Blender para modelagem 3D

No total temos seis Add-ons:

  • Vertex Align: Alinha vértices do mesmo objeto poligonal
  • Object Align: Permite alinhar no mesmo eixo vários objetos
  • Arbitrary Rotate: Atribui uma rotação aleatória a vários objetos
  • Fillet: Faz ligação entre duas arestas se transformar em um arco
  • Fillet Multiple: Aplica o mesmo efeito do Fillet em múltiplas arestas
  • Inset edge chain loop: Essa opção funciona de maneira muito semelhante a um Offset dos softwares de CAD

Essas ferramentas adicionam muito mais flexibilidade na modelagem com o Blender, principalmente as opções relacionadas com Fillet. Para quem não conhece a ferramenta, o Fillet permite conectar duas arestas usando um arco, o que facilita bastante a modelagem de alguns tipo de objetos e principalmente paredes para arquitetura.

Opção Fillet no Blender para modelagem

Quer conhecer um pouco do que é possível fazer com os Add-ons? Abaixo você encontra uma rápida demonstração de como funciona a opção Fillet desse conjunto de Add-ons.

Os Add-ons ainda estão em desenvolvimento, mas você já pode fazer o download imediato do material e aproveitar essas facilidades no seu Blender. Como todo o procedimento gera polígonos nativos do Blender, você não precisa ficar preocupado com possíveis problemas de compatibilidade no futuro, pois mesmo que o plugin pare de funcionar, poderemos editar o resultado da modelagem.

Nesse link, você encontra todos os plugins reunidos para download, e caso queira o código atualizado, recomendo visitar essa discussão nos fórums Blenderartists. Os arquivos para download não foram reunidos por mim, mas por um usuário chamado tungee.