A configuração da iluminação de cenários em 3d pode representar um dos estágios mais difíceis para qualquer artista 3d que procura realismo, ou no mínimo criar uma cena com qualidade para apresentar um projeto. As competências e conhecimentos técnicos necessários para adicionar iluminação em cenários é bem diferente das que são relacionadas com modelagem, em que precisamos ter mais visão espacial. No caso da renderização e iluminação já se faz mais necessário o uso de conhecimentos de fotografia.

E o uso de renderizadores avançados com algoritmos sofisticados como Path Tracing ou Metropolis, pode parecer bom em um primeiro momento, mas quando a cena fica complexa e cheia de detalhes como vidro, materiais com glossy e outros elementos, você vai querer alguma solução mais rápida, seja de software ou hardware.

Como iluminar com Ambient Occlusion ambientes no Blender?

No Blender existe um efeito que podemos usar na renderização chamado de Ambient Occlusion, que cria um efeito interessante de realismo, adicionando sombras em áreas que estão para ficar ocultas na imagem. O resultado são as chamadas sombras de contato que atribuem realismo a cena.

Caso você queira aprender a usar esse tipo de ferramenta para iluminar cenas internas, o tutorial abaixo é bem simples em termos de aplicação, mas pode ser uma fonte de aprendizado para outros tipos de configurações de iluminação. O autor do tutorial faz a parte de modelagem do ambiente primeiro, para depois passar para a iluminação.

Os ambientes internos são mais difíceis de configurar com o Ambient Occlusion, já que o efeito é no sombreamento. Ainda é preciso trabalhar com pontos de luz no ambiente interno.

A parte final do tutorial mostra o autor adicionando ajustes extras a iluminação com base no node editor para composição, ajudando a criar um efeito mais limpo para a cena. Esse tipo de configuração é excelente para animações, pois o render fica muito mais rápido do que soluções baseadas em iluminação e render contabilizando iluminação global.

Como passar para renderização avançada com Blender?

Se você quiser aprender renderização avançada com Blender, é possível aproveitar o futuro renderizador do Blender chamado de Blender Cycles. As versões de teste do Cycles podem ser copiadas no graphicall.org e para os que gostariam de um tutorial completo, recomendo participar do curso sobre Blender Cycles. O curso faz parte do EAD – Allan Brito.