Uma das coisas que gosto de fazer quando ministro cursos é pegar os assuntos abordados e tentar bolar animações ou imagens, para mostrar aos alunos o que eles podem fazer com um pouco de criatividade. Nas minhas aulas sobre animação, sempre tento mostrar o funcionamento de conceitos simples, mas necessários para trabalhar com animações, como é o caso de hierarquias. Mas, para conseguir fazer animações um pouco mais trabalhadas, é preciso aproveitar recursos como constraints e controladores.

O vídeo abaixo mostra um dos exemplos que uso nos meus cursos sobre animação, e nesse caso o vídeo foi produzido apenas utilizando as opções do Blender. Esse vídeo é resultado das ferramentas utilizadas no curso de Animação 3D com Blender. Nesse caso, o objetivo era demonstrar o que os participantes do curso podem depois de assistir a todas as aulas. A modelagem dos objetos é simples para focar apenas na animação.

O trecho animado é exatamente o mesmo, sendo que modifiquei o material da esfera e montei no sequenciador de vídeo do Blender, para parecer que são vários objetos sendo movimentados em série.

Essa foi a primeira versão do vídeo, e como percebi pequenos problemas na animação, estou montando uma segunda versão com melhorias. A segunda versão vai trazer a esfera com diversos efeitos baseados em física como partículas, cabelo e fumaça. O que está atrasando a produção dessa segunda versão é a fumaça que está levando um tempo significativo para renderizar. Só o Cache do Smoke para esses poucos segundos de animação em alta resolução está com mais de 20GB! Acho que na próxima semana consigo terminar o render do trecho com a fumaça.

Sem mencionar que existe um pequeno problema de posicionamento quando o último braço captura a esfera. Na próxima versão esse problema estará corrigido!

Quer aprender a criar uma animação dessa maneira? Você pode participar do curso de Animação 3D com Blender, que ensina todas as ferramentas necessárias para criar esse tipo de animação como Drivers, Hierarquias e constraints. O curso é totalmente online e todo baseado em vídeo-aulas. No link você consegue assistir a uma das aulas do curso. Assim você tem a oportunidade de participar das minhas aulas, que tanto comento aqui no site!