No modelagem 3d para arquitetura um dos elementos mais comuns nesse tipo de criação é a modelagem de paredes, pois em praticamente todos os tipos de edificações é necessário adicionar paredes para delimitar os espaços do projeto. Por isso, o curso de modelagem para arquitetura com o Blender ganhou uma atualização com a sua segunda aula nesses últimos dias, abordando exatamente a modelagem de paredes com o Blender. O curso começou na semana passada e já está na sua segunda aula, seguindo com o cronograma proposto de ter a sua última aula publicada no final de novembro.

O curso é totalmente online e você pode acessar o material a qualquer momento, e caso já queira ir acompanhando as atualizações e assistindo as aulas, as inscrições para o curso de modelagem para arquitetura com Blender podem ser realizadas na página de informações do curso. Nessa mesma página você encontra uma lista com os títulos das aulas e também informações detalhadas sobre o que será abordado de maneira geral.

Se você quiser incrementar as suas habilidades de modelagem com o Blender, existe a opção de fazer a inscrição tanto no curso de modelagem para arquitetura como de modelagem poligonal, usando o combo que está na parte inferior da página do curso de modelagem para arquitetura. Ao usar o combo você ganha um desconto superior a 10% na inscrição dos dois cursos.

Curso de modelagem para arquitetura com Blender

A segunda aula do curso apresenta a solução para um problema comum na modelagem para arquitetura usando o Blender, que é a criação de paredes inclinadas. Esse tipo de parede sempre foi um problema, devido a falta de ferramentas de CAD do tipo Extend, Fillet e Trim no Blender que dificultam a criação de certos tipos de geometria. Um dos vídeos da segunda aula aborda a criação desse tipo de parede inclinada, fazendo o arremate correto das paredes para que tenhamos como resultado uma parede com espessura de 15cm como é o padrão para alvenaria, e na inclinação correta de acordo com as dimensões de um projeto.

Para resolver esse problema é apresentado um Addon chamado TinyCAD que é gratuito e adiciona opções interessantes ao Blender para modelagem.

Ainda sobre os cursos online, é provável que essa semana seja possível disponibilizar o segundo curso do mês de novembro do EAD – Allan Brito que será sobre Rigging de personagens com Blender.