Um dos recursos mais importantes para qualquer artista 3d é uma boa biblioteca de modelos 3d para usar sempre que for necessário trabalhar em projetos grandes, e economizar tempo na criação de objetos 3d que já estão prontos para uso. Hoje descobri mais um recurso interessante para os usuários que trabalham com modelagem para arquitetura, que é chamado de Syncronia. No web site é possível fazer o download de diversos tipos de modelos 3d próprios para arquitetura como cadeiras, mesas, camas e outros objetos para compor a cena.

O ponto negativo do site é que você precisa fazer um cadastro no ambiente para ter acesso aos downloads, o que pode ser um impedimento para alguns usuários preocupados com o envio de mensagens indesejadas. Mas, a qualidade dos objetos disponíveis para download é razão suficiente para realizar o download.

Download gratuito de mobiliário em formato DWG do AutoCAD

O formato dos arquivos é o DWG do AutoCAD, mas se você não possuir o AutoCAD para visualizar os arquivos copiados, recomendo usar um dos diversos visualizadores de arquivos DWG disponíveis como o próprio DWG TrueView da Autodesk. As imagens abaixo mostram alguns dos modelos 3d que copiei do web site para avaliar a qualidade dos modelos e escrever esse artigo.

download-gratuito-moveis-arquitetura-01.png

download-gratuito-moveis-arquitetura-02.png

Além da parte dos modelos 3d disponíveis para download o mesmo web site disponibiliza em menor quantidade e variedade, algumas texturas que podem também ser úteis na criação de modelos 3d que tenham como objetivo representar arquitetura.

Mesmo que você não use softwares que tenham como foco a manipulação de arquivos DWG, o download dos blocos de mobiliário é mais do que recomendado, e sempre que você tiver a oportunidade de abrir esses arquivos em algum software que consiga importar arquivos DWG, é interessante converter os mesmos para formados mais universais como o OBJ, que pode ser usado em vários softwares.

Projetos completos de arquitetura para o Revit

Para quem está estudando arquitetura, existem até mesmo edificações com modelos 3d completos criados no Revit, e seus respectivos projetos técnicos todos em arquivos de imagem. É uma excelente fonte de informação para quem está estudando arquitetura.

Modelagem 3d para arquitetura

E se o objetivo for aprender modelagem 3d para arquitetura, recomendo uma visita ao curso de modelagem para arquitetura com Blender que mostra como criar modelos 3d de edificações usando o Blender, que é totalmente gratuito.