O Blender recebeu hoje mais uma atualização que o consolida ainda mais como opção viável para produção de animações e material audiovisual. O Blender 2.61 já está disponível para download para diversas plataformas e versões de sistemas operacionais, mantendo o seu tamanho diminuto em relação a outras ferramentas 3d que exigem gigabytes de espaço em disco, o Blender com os seus 37 MB (versão Windows em ZIP) consegue fazer muito do que precisamos para a maioria dos projetos envolvendo animação e 3d.

As novidades dessa versão já são um prelúdio do que podemos esperar do projeto Mango, que será o próximo Open Movie do Instituto Blender, e seu foco será no uso de atores reais mesclados com elementos virtuais.

Recursos e novidades do Blender 2.61

Entre os recursos adicionados ao Blender nessa atualização, podemos destacar dois como sendo os que devem ter maior impacto na vida dos animadores e artistas usando o software. O primeiro é o sistema de tracking de câmera de funcionamento semelhante ao que temos em ferramentas até agora caras e proprietárias. Com esse novo sistema, podemos criar filmes e rastrear a superfície dos objetos para conseguir alinhar objetos 3d na sua superfície.

Blender-2.61-splash

O outro recurso é o novo renderizador do Blender que tinha o codinome de Cycles, mas que passou a efetivamente ser chamado de Cycles. A vantagem desse renderizador é seu uso de algoritmos de renderização modernos como o Path Tracing, permitindo a utilização de iluminação global dentro do Blender, sem a necessidade de nenhum software ou pugin externo. A ferramenta ainda não está com o mesmo grau de maturidade e opções do que o LuxRender, mas é apenas questão de tempo até que o sistema evolua.

Dica

Se você quiser aprender um dos novos recursos do Blender 2.61, o renderizador Cycles, pode se inscrever no curso de renderização avançada com Blender Cycles que estou ministrando de maneira totalmente online!

As outras novidades envolvem o simulador de oceanos para ajudar reproduzir grandes superfícies de líquido, e também o avançado modificador Dynamic Paint que permite transformar objetos em molduras que podem ser modificadas ou “pintadas”. A lista completa com as novidades pode ser conferida nesse endereço, assim como vários arquivos de exemplo podem ser copiados de maneira gratuita nesse outro link. Agora é se preparar e estudar todas essas novidades!