Depois desse final de semana comemorativo, entramos na última semana do ano! E após uma semana extremamente atribulada com os semestres das Faculdades/Universidades terminando juntos, acabaram me afastando do blog e das comemorações natalinas. Mesmo assim, espero que todos os leitores e amigos tenham tido um excelente natal e que o próximo ano seja muito melhor do que esse que está acabando. Mas, esse artigo não é direcionado as felicitações de final de ano, mas sim a recomendação de um curta metragem produzido como parte de uma campanha comercial da Philips para uma nova linha de TVs.

A recomendação do curta metragem se dá pela excelente qualidade do material produzido, e que só fui conhecer alguns dias atrás. Na verdade o projeto já existe desde 2010.

Essa é a animação:

O material é de excelente qualidade e considerando que o seu orçamento não é igual aos das grandes produções comerciais, a produção com mais de quatro minutos de duração ficou muito boa. Só quem já tentou produzir alguma coisa semelhante as animações do The Gift sabe o quanto é complicado criar esse tipo de material, tanto no que se refere ao tempo de produção e aos recursos de hardware necessários para renderizar e finalizar material realista em 3d.

Se você tem como meta no próximo ano a criação de um curta em animação, ou mesmo pretende se especializar nessa área, recomendo começar com a parte de produção voltada para concepção da história. É muito importante evitar o improsivo e ter tudo planejado nos mínimos detalhes. Em produções para TV, Cinema e animação a palavra improviso está associada diretamente a prejuízo, tanto na parte criativa como na financeira.

Por isso, muito do tempo de produção de uma animação ou filme como esse é gasto em planejamento e na validação da história, antes de passar para a parte de produção real do 3d. Assim é possível antecipar problemas, e até mesmo fazer cortes na história para facilitar a produção e otimizar o orçamento. Quase sempre as histórias só podem ser contadas quando os requisitos técnicos, artísticos e financeiros são equilibrados. Pode parecer uma afronta, podar um trabalho com características artísticas com base em dinheiro, mas se isso não for feito, a produção não será sustentável.

Espero que o curta sirva de inspiração para que você comece a semana, e formule os seus planos para o próximo ano.