Um dos motores que impulsionam o desenvolvimento do Blender como ferramenta 3d são os projetos chamados de “Open Movie”. A tradução do termo seria “Filme Aberto”, mas isso não soa muito bem em português. O conceito sim é fácil de explicar, e consiste nada mais do que um projeto em que vários artistas se reúnem por algumas semanas, para produzir um curta-metragem de animação usando apenas ferramentas abertas como Blender, GIMP e outros. O resultado do projeto é depois disponibilizado para download e enviado junto com os DVDs, inclusive com o material usado na produção como texturas, modelos 3d e sons.

No início os projetos ficavam a cargo da Fundação Blender, mas depois foi criado um instituto próprio para cuidar desse tipo de projeto. Como eles conseguem os recursos financeiros para tocar o projeto? Simples, por meio de patrocínio e com a pré-venda do DVD do projeto, antes mesmo de iniciar a produção mais pesada. Como agradecimento pela participação, você ainda tem o seu nome inserido nos créditos da animação como colaborador!

Projeto Mango

E o próximo projeto “Open Movie” que tem o nome código de Mango já está com a pré-venda do seu DVD disponível! Para ajudar o instituto Blender a realizar o próximo curta-metragem com o Blender e desenvolver ainda mais o projeto, basta visitar o a loja da Fundação Blender e adquirir o DVD. É necessário usar uma conta do PayPal (34 Euros).

mangoDVD.jpg

Qual o objetivo desse próximo projeto? O Mango terá um objetivo inédito em termos de projetos abertos com o Blender, que será o uso de filmagens reais e atores, compostos com elementos virtuais. Para isso, o Blender vai precisar de ferramentas de composição e Tracking de câmera, que inclusive já existem na versão 2.61.

O que esperar do Blender depois do Mango?

Com a conclusão do Mango, é esperado que o Blender apresente uma grande gama de ferramentas que antes só estavam disponíveis em ferramentas proprietárias e caras, como tracking de objetos e até mesmo captura de movimentos faciais. O vídeo abaixo já mostra um teste realizado usando o próprio Blender.

Esse tipo de projeto geralmente tem um tempo de desenvolvimento de 6 a 8 meses, portanto, acredito que na Siggraph 2012 já teremos os resultados sendo apresentados para uma grande gama de artistas 3d.