A apresentação do objetos 3d modelados em softwares como Blender, 3ds Max, Maya e outras ferramentas pode ser feita de várias maneiras. Sempre que é preciso apresentar a estrutura do objeto para fins de avaliação do modelo 3d, é interessante fazer uma renderização expondo o wireframe do objeto 3d. Em algumas ferramentas 3d existem até mesmo materiais próprios para esse tipo de render, mas no caso do Blender é preciso fazer alguns pequenos ajustes nos materiais para conseguir o efeito e exibir as linhas do arame na imagem.

O truque é bem simples e consiste na criação de dois objetos idênticos com materiais diferentes aplicados, sendo que um deles é configurado como sendo do tipo Wire. Com o ajuste do parâmetro Z Offset, conseguimos o efeito do render em arame.

Como configurar materiais em wireframe no Blender?

Mas, para as pessoas que precisam realizar esse tipo de configuração de maneira constante, existe um Add-on que pode ajudar bastante no processo. O script se chama Setup Wire Materials e deixa todo o processo de configuração do material em arame automatizado.

Para mostrar como o script funciona, montei um pequeno tutorial em vídeo que demonstra a configuração e uso do Setup Wire Materials no Blender 2.61.

A parte interessante desse script é que ele também permite criar estruturas em arame para uso com o Blender Cycles. Esse parâmetro Z Offset dos materiais não existe no Cycles, e para contornar o problema o script cria uma cópia do objeto selecionado e cria uma estrutura volumétrica usando as arestas do modelo 3d como base. O resultado é que podemos criar um render em arame com o Cycles. Mas, cuidado ao usar essa opção pois ela pode deixar o sistema muito lento. Já tentei usar a criação de estruturas para o Cycles com modelos complexos, e de quatro tentativas apenas em uma delas o computador não travou.

Antes de escolher essa opção é interessante salvar o projeto, ou para os que gostam de viver perigosamente, deixe para salvar apenas depois que a estrutura estiver pronta.

Dica:

Caso você queira aprender a usar o Blender para trabalhar com animação e modelagem, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito. Lá você poderá realizar um curso online gratuito de Blender básico, e também pode prosseguir com seus estudos em outros cursos intermediários e avançados sobre o Blender.