No que concerne a animação de personagens a movimentação dos bones nos softwares 3d, pode não ser suficiente para conseguir passar a impressão de realismo, ou contextualizar a sua história. Os personagens geralmente precisam de adereços, figurinos e pequenos detalhes para ajudar a contar uma história. Entre os detalhes mais trabalhosos para qualquer personagem virtual, podemos listar a animação de cabelos e depois a parte de vestuário. Apesar de existirem ferramentas integradas na maioria das suítes 3d, a manipulação e criação de animações com tecidos é bem trabalhosa.

Mas, assim como acontece com partes especializadas na animação com física, em que temos ferramentas para animação realista de fluidos como o RealFlow e diversas opções para partículas, é possível encontrar softwares especializados em animação de tecidos.

Softwares especializados em animação de tecidos virtuais

Um desses softwares é o Marvelous Designer que tem uma proposta bem direta, relacionada com a animação e design de vestuário usando recursos de animação e física. O objetivo do projeto pode não ser uma animação 3d, mas o desenvolvimento de peças de roupa, mas a tecnologia por trás do Marvelous Designer é de impressionar.

O vídeo abaixo é um exemplo de como essa ferramenta pode ajudar no processo de criação de vestuário e a sua aplicação em animação. O objetivo desse vídeo é mostrar um tipo de desfile virtual, em que foram criadas peças de vestuário com o software que depois foram aplicadas em personagens virtuais. A animação é gerada no Marvelous Designer e depois os keyframes são gravados no software, para que seja possível exportar o resultado para outras ferramentas 3d. Isso é importante para habilitar renderizações de alta qualidade.

Esse tipo de ferramenta tem grande potencial para aplicação em projetos de animação realista, que precisem de personagens com grande quantidade de figurinos e que demandem algo realista no movimento e deformações dos tecidos. É possível criar algo semelhante usando apenas os softwares 3d, mas o tempo necessário para atingir esse mesmo resultado é muito maior!

O Marvelous Designer não é uma ferramenta gratuita, mas pela qualidade e facilidade com que oferece animações simulando tecidos, ele pode ser uma opção para projetos com prazos cursos e que disponham de recursos financeiros para investir em soluções desse porte. Para quem quiser testar a ferramenta, existe uma versão de testes que funciona por 30 dias.