As ferramentas e processos que ajudam a editar e montar animações são as mais diversas, e dependendo do tipo de edição desejada precisamos partir para ajustes em curvas e mapas de posicionamento de keyframes. Entre essas ferramentas de edição para animação encontramos o processo chamado de ghosting, quem em alguns softwares de animação é conhecido como onion skin (Flash). O ghosting consiste na visualização simultânea das posições dos keyframes de uma animação com o objetivo de fazer ajustes na sua trajetória. O Blender disponibiliza uma ferramenta como o ghosting de maneira nativa, mas ela só funciona com bones em personagens. Se você quiser usar a técnica para visualizar o movimento de objetos de maneira geral, é preciso recorrer a Add-ons.

E um desses add-ons do Blender adiciona exatamente a possibilidade de trabalhar com ghosting para qualquer tipo de objeto em animação. Para mostrar o seu funcionamento, resolvi gravar um tutorial em vídeo demonstrando o ghosting. Antes de continuar, como você pode fazer o download desse Add-on? O download do ghosting pode ser realizado nesse endereço. A instalação é simples, e pode ser feita na própria janela dos Add-ons exibida no vídeo abaixo, basta pressionar o botão “Install Add-on” localizado na parte inferior, e indicar o arquivo do ghosting.

O processo de funcionamento do Add-on é simples, e depois que acionamos a ferramenta no painel de controle dos Add-ons o ghosting fica disponível na barra de ferramentas do Blender, e se selecionarmos um objeto que tenha animação e pressionarmos o botão Create/Update do ghosting, será criada a visualização dos frames de animação para o objeto selecionado.

Os ajustes no ghosting podem ser realizados com dois parâmetros que são:

  • Ghosting Step: Controla quantos frames devem ser exibidos antes e depois do frame atual da animação.
  • Ghosting frame step: Intervalo de exibição entre cada visualização dos frames de uma animação.

Esse tipo de ferramenta ajuda muito a editar e visualizar a trajetória das animações, e pode ser fundamental em alguns tipos de projetos. Portanto, se você gosta de criar animações com o Blender, recomendo o download e instalação do Add-on!

Só um detalhe, o addon ghosting ainda está em desenvolvimento e deve ser usado com cautela.

Curso de animação 3d com Blender

Ainda não sabe trabalhar com animação no Blender? Recomendo uma visita a página do curso de animação 3d com Blender, para conhecer mais sobre o curso e como você pode desenvolver mais as suas habilidades em animação com o Blender.