A configuração de um personagem para animação é uma arte, e como em qualquer tipo de arte, precisamos de inspiração e talento para conseguir criar algo realmente único. Um artista 3d que está tentando criar um rig para animação em personagens 3d, precisa unir o seu conhecimento técnico sobre o funcionamento dos softwares ao lado artístico, e pensar no que o animador pode precisar para realizar o seu trabalho. Em grandes projetos é costume dividir esse tipo de tarefa, pois nem sempre o animador possui os conhecimentos necessários para criar bons rigs e o contrário também se aplica a pessoa que cria o rig.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto Mango está tentando compartilhar o máximo de informações possíveis no blog da produção, mostrando o andamento do projeto inclusive dos personagens e também da preparação para conseguir criar as animações. Uma das últimas informações que a equipe divulgou foi o exemplo de rig usado em um personagem robótico. Para quem trabalha com a criação de rigs e animações, a complexidade da estrutura do personagem e o nível de controle já impressionam, portanto fico imaginando a reação das pessoas que nunca trabalharam com esse tipo de tarefa em 3d.

O vídeo abaixo mostra o exemplo do Rig:

O impressionante nesse tipo de estrutura é o nível de controle e preparação que o artista responsável pelo rig precisou, para conseguir configurar tudo, e posso dizer por experiência própria que algumas coisa são bem trabalhosas de configurar no processo de rig.

O projeto Mango é mais um dos Open Movies produzidos com financiamento colaborativo (crowdfunding) pelo instituto Blender, e tem agora foco no desenvolvimento de ferramentas no Blender para integrar material gravado em vídeo com elementos 3d. Em resumo: transformar o Blender em uma ferramenta para criar efeitos visuais!

A equipe responsável está em processo de produção e no final desse semestre devemos ter algo bem concreto em termos de produto final.

E para os que se interessarem por Rigging, recomendo uma visita a página do curso sobre Rigging de personagens com o Blender. No curso você aprende como criar rigs para personagens no Blender, usando controladores semelhantes aos que foram mostrados nesse vídeo.