O Blender teve nos últimos dias mais uma versão estável lançada para o público em geral, e assim como já está acontecendo em cada uma das novas versões, as ferramentas e novas opções disponibilizadas nesse novo Blender são um marco para os usuários mais antigos do software, e que podem fazer com que muitas pessoas passem a usar o Blender para suas produções artísticas. A nova versão do Blender é a 2.63 que já incorpora algumas melhorias do projeto Mango. Mas, qual é o grande destaque do Blender 2.63? Em apenas uma palavra: BMesh. Sim, o até agora mítico e para não dizer lendário novo sistema de representação de polígonos do Blender que estava dentro do cronograma original da versão 2.5 finalmente chegou a maturidade e foi incorporado ao Blender.

Mas, o que é esse BMesh? É uma maneira mais flexível de representar polígonos para modelagem 3d que adiciona suporte no Blender aos polêmicos N-Gons. Esse é o nome que recebem as faces de polígonos com mais de quatro lados. Os usuários mais antigos do Blender devem saber muito bem que até a versão 2.62 era necessário direcionar os seus esforços de modelagem para criar apenas faces quadradas, e algumas vezes triangulares. Agora é possível trabalhar com esquemas de faces muito mais complexas no Blender, principalmente se o modelo 3d criado por você não for usado em animações com deformações.

263-Blender.jpg

O que isso muda? Preciso aprender a modelar novamente? Calma, não há razão para pânico. O BMesh foi incorporado para ajudar os artistas 3d na modelagem, e o que você já conhece em termos de criação em 3d permanece o mesmo! Na verdade, foram adicionadas novas opções na manipulação de polígonos com o Blender que sem o BMesh precisariam de Addons para serem usadas. Agora as ferramentas estão integradas e disponíveis por padrão e muito melhores e estáveis. Essas são as ferramentas:

  • Bevel: Agora podemos arredondar arestas em polígonos 3d sem receio de “destruir” a topologia do modelo 3d.
  • Bridge: O que antes estava disponível apenas com o excelente Addon Loop tools agora está por padrão nas ferramentas de modelagem poligonal do Blender.
  • Inset: Essa opção que gera subdivisões coplanares de polígonos agora está incorporada também as ferramentas de modelagem.
  • Knife: A ferramenta faca que foi removida do Blender 2.5 está novamente disponível e agora muito mais poderosa!

Essas foram as ferramentas de modelagem apenas, e o Blender 2.63 ainda adiciona melhorias no Cycles com o suporte a Render Layers, Ambient Occlusion e outros. Depois disso ainda temos as ferramentas de Tracking. A lista completa de novidades do Blender 2.63 pode ser conferida nesse endereço, e ao longo das próximas semanas pretendo publicar artigos individuais com tutoriais sobre essas novas ferramentas do Blender.