O Blender 2.63 trouxe várias novidades para os usuários do software que trabalham com modelagem 3d, e essas novidades se resumem basicamente em uma palavra: BMesh. O até então “lendário” novo sistema de modelagem do Blender finalmente ganhou uma versão estável e pode ser utilizado em ambientes de produção. Esse sistema estava sendo desenvolvido já faz mais de dois anos, e até então os planos eram de adicionar o sistema ao Blender 2.5, mas isso acabou não acontecendo.
O que mudou com o BMesh? As mudanças proporcionadas pelo novo sistema de modelagem foram significativas e permitem que o Blender utilize na representação de polígonos as chamadas N-Gons. Agora você não vai mais precisar ter preocupações em excesso para evitar a criação de triângulos, pois será possível usar faces com mais de quatro lados de maneira nativa.

Mas, como funciona exatamente esse BMesh? Para ajudar as pessoas que já estão com o Blender 2.63 e não encontraram essas novidades relacionadas ao BMesh, resolvi gravar um tutorial em vídeo demonstrando as novas ferramentas de modelagem do Blender:

Como você pode perceber no vídeo, podemos listar as ferramentas de modelagem do Blender 2.63 da seguinte forma:

  • Ferramenta faca: Acionada pela tecla K, permite segmentar polígonos de várias formas e já com diversas opções avançadas para realizar cortes em polígonos!
  • Opção Dissolve: Com o dissolve é possível unificar diversas faces em uma única entidade. Para acessar o dissove, usamos a tecla X no modo de edição.
  • Inset Faces: A opção que só estava disponível mediante addons agora está incorporada ao Blender, e funciona muito bem para a modelagem. Está no menu specials que é acionado com a tecla W.
  • Bridge Faces: Essa é outra opção que só podia ser usada com o Addon Loop Tools e agora está incorporada ao Blender. Com o Bridge podemos conectar faces paralelas de maneira rápida. Está no menu specials que é acionado com a tecla W.
  • Verter Slide: Podemos mover um vértice sobre qualquer aresta conectada a esse vértice. Basta manter a vítima o vértice selecionado e pressionar a tecla SHIFT+V e escolher a arestas que deve ser usada para o deslocamento.
  • Bevel: O Bevel está novamente no menu specials, mas sem a opção de arrendondar as arestas.

Essas foram as novidades que são descritas no vídeo! Se você gostou do vídeo, lembre de fazer a sua avaliação no Youtube! Isso ajuda na divulgação do tutorial.

Curso de modelagem poligonal

Se você quiser aprender a trabalhar com modelagem poligonal com Blender, recomendo uma visita ao curso de modelagem poligonal com Blender. O curso mostra como trabalhar com modelagem no Blender utilizando as principais ferramentas de modelagem. Quem realizar a inscrição agora, terá vaga garantida no futuro curso de modelagem poligonal com Blender 2.6! Que já aborda o uso das novas ferramentas de modelagem. Esse curso será lançado na próxima semana.