O Blender Cycles é um renderizador que está em constante evolução, e apesar de ainda não estar completo e com recursos que o equiparem a opções de código aberto como o YafaRay ou LuxRender, já podemos criar imagens de excelente qualidade usando o software. E como acontece na maioria dos renderizadores, estava no momento de orgaizar uma base de conhecimento sobre o Cycles, principalmente no que se refere a materiais e texturas procedurais. A medida que os usuários e artistas começam a usar a ferramenta, surgem configurações prontas que podemos replicar nos mais variados projetos usando o Cycles.

Para ajudar nesse tipo de repositório, um artista chamado Meta-androcto está organizando nos fóruns BlenderAartists uma grande coleção de materiais criados usando o Cycles para distribuição posterior de maneira gratuita, usando a estrutura do já consagrado BlendSwap.

Biblioteca de materiais com Blender Cycles

A idéia é adicionar diversos materiais já prontos dentro desse repositório em categorias como:

  • Metais
  • Pedras
  • Vidro
  • Metais preciosos
  • Tecidos

Se você já criou algum desses materiais e gostaria de contribuir com essa coleção, basta visitar o endereço indicado e publicar o seu material. Esse tipo de repositório de informações deve ajudar de maneira significativa, principalmente as pessoas que não tem muita experiência com o Cycles.

Claro que a melhor opção é sempre criar os seus próprios materiais, e o repositório pode ser útil para o aprendizado também, pois será possível usar as informações como ponto de partida para criar materiais derivados, ou então como referência para criar novos efeitos em superfícies.

Caso você nunca tenha criado materiais com o Cycles, o grande desafio para quem não tem experiência com o Blender e gostaria de começar a elaborar materiais, é que boa parte do poder e flexibilidade do renderizador aparece quando usamos o Node Editor do Blender para configurar esses materiais. E quem nunca usou o Node Editor pode ficar um pouco intimidado em começar a configurar os primeiros materiais, mas garanto que isso é algo temporário, e assim que você criar os primeiros materiais, os próximos são muito mais fáceis de conceber!

Curso sobre renderização avançada com Blender Cycles

Se você quiser aprender a utilizar o Blender Cycles para renderização, recomendo uma visita a página do curso sobre renderização avançada com Blender Cycles. Nesse curso, você aprende a usar o Cycles para gerar imagens realistas usando o novo renderizador do Blender.