O complemento perfeito para qualquer modelo 3d criado no Blender ou qualquer outro software 3d é uma boa textura, que ajuda de maneira significativa a contextualizar o objeto dentro de qualquer cenário ou ambiente. O primeiro desafio nesse tipo de operação é encontrar a textura correta para o objeto 3d, ou então produzir a sua própria textura em softwares como o Photoshop. Com a textura devidamente selecionada podemos partir para a parte realmente complicada do processo que é o posicionamento da textura.

A melhor maneira de posicionar texturas sobre qualquer superfície em 3d é por meio dos chamados mapas UV. O mapeamento UV é sempre um processo que exige o máximo em termos de habilidade e paciência do artista 3d, pois requer a marcação precisa das arestas dos objetos 3d que devem ser mapeadas para posterior planificação e ajuste com as texturas.

Quer saber exatamente como funciona uma textura aplicada usando a técnica do mapeamento UV no Blender? O artista Daniel Kreuter famoso por criar diversos guias visuais sobre efeitos e animações no Blender como fluidos, fumaça e tecidos. Agora ele criou um guia rápido e básico sobre como funciona o mapeamento UV no Blender:

O processo de mapeamento UV no Blender é muito parecido com o que ocorre em outras ferramentas 3d, em que é necessário fazer marcações nos objetos 3d chamadas de seams (costuras em inglês) que determinam os pontos em que a malha poligonal deve ser aberta. Com essas marcações feitas, devemos planificar o objeto 3d, para gerar um mapa 2d que pode ser exportado como uma imagem. Essa imagem é pintada em softwares especializados como o Photoshop, GIMP ou até mesmo no próprio Blender.

Esse mapa pode receber as mais variadas texturas com a vantagem de termos controle preciso sobre o seu posicionamento na superfície do objeto 3d. Apesar de ser básico, ajuda a explicar o funcionamento desse tipo de texturas para usuários sem grande experiência com Blender.

Curso sobre materiais e texturas com Blender

Quer aprender mais sobre como funcionam os materiais e texturas no Blender? Recomendo uma visita ao curso sobre materiais e texturas com Blender, que ensina exatamente o funcionamento desses tipos de ferramentas com material dedicado exatamente ao uso de mapas UV no Blender.