Uma das coisas que sempre gosto de fazer quando assisto filmes com grande quantidade de efeitos especiais, é procurar por material relacionado ao making of das cenas para visualizar um pouco do trabalho que os artistas 3d tiveram ao produzir determinadas cenas. Apesar de não ser um material propriamente criado para fins educacionais, acredito que isso funciona como motivador para que possamos melhorar a qualidade do nosso trabalho, e até mesmo perceber que o nível de modelagem ou animação usado no filme não está muito diferente do que fazemos no nosso cotidiano.

O último filme com boa dose de efeitos especiais que tive a oportunidade de assistir foi Prometheus. Como história, estava esperando mais do filme, mas de maneira geral os efeitos composição visual do universo alienígena ficaram bem interessantes, e lembram bastante o universo mostrado anteriormente nos filmes da série Alien.

Mas, vamos ao que interessa, você quer assistir a uma entrevista realizada pelo pessoal do FX Guide com a equipe de efeitos que trabalhou em Prometheus? O vídeo abaixo é um documentário uma entrevista sobre a produção e os efeitos visuais do filme. O formato é semelhante ao que encontramos nos extras de qualquer bom DVD, e o melhor de tudo é que o filme ainda está nos cinemas, pelo menos na data em que esse artigo está sendo publicado originalmente.

Se você não assistiu ao filme ainda, recomendo cautela, pois o material pode apresentar imagens que revelam pontos importantes do enredo.

A entrevista é bem longa e infelizmente não conta com legendas sequer em inglês, o que pode ser um impedimento para muitas pessoas. Para facilitar a sua vida, e pelo menos apontar os locais em que aparecem referências visuais interessantes na entrevista, montei essa pequena lista que aponta para trechos específicos nesse mesmo vídeo, em que são apresentados os conceitos visuais discutidos no material.

  • Holotable
  • Prometheus
  • Pouso da Prometheus
  • Star map room
  • Engenheiros – Hologramas
  • Engenheiros – Waterfall
  • Engenheiros – Veneno

Cada um desses links leva você direto para um trecho do vídeo em que são apresentadas imagens, e o making of mesmo das imagens e sequências com grande uso de CG no filme.