O projeto Mango é o novo open movie em produção pelo Instituto Blender e que já foi tema do episódio 01 e 02 do meu videolog. Se você ainda não assistiu a nenhum dos episódios do videolog, eu recomendo que assista para conhecer melhor a história dos projetos open movie e também a filosofia desses projetos, e como a contribuição para cada um dos projetos acaba ajudando no desenvolvimento do Blender.

Mas, voltando a falar sobre o projeto Mango, esse nome é apenas um codinome usado enquanto a equipe não escolhe um título em definitivo, coisa que aconteceu nos últimos dias. O projeto Mango irá gerar o curta chamado “Tears of Steel” que seria algo como lágrimas de aço em tradução direta.

E junto com a definição do nome, a equipe preparou também um teaser mostrando algumas cenas já finalizadas! O vídeo abaixo é o teaser de Tears of Steel.

Como deve ter ficado claro pelo teor e material apresentado no vídeo, o projeto Mango tem como objetivo mostrar a capacidade do Blender em se tornar uma ferramenta para produção de efeitos especiais, tracking de câmera e composição entre material filmado e elementos virtuais. Para conseguir esse tipo de resultado a equipe está trabalhando muito nas ferramentas e elementos do Blender, necessários para conseguir gerar efeitos como os vistos no teaser.

É importante ressaltar também que apenas o Blender está sendo usado para todos os estágios da produção, seja para a criação de elementos 3d e render, pintura de texturas e até mesmo na edição e montagem do vídeo. Sim, o Blender possui um editor de vídeo integrado capaz de fazer cortes, montagens e até mesmo trabalhar com títulos.

Agora só temos que ter um pouco mais de paciência e aguardar, pois nos próximos dias devem ser disponibilizadas mais novidades relacionadas ao desenvolvimento do Blender e do projeto Mango, pois a versão 2.64 já está no forno quase pronta para receber uma versão estável.

E não esqueça de assistir aos videologs e se gostar, avalie no Youtube e deixe um “joinha”! Estou já planejando o terceiro episódio, para tentar finalmente manter pelo menos um vídeo por semana.