A renderização de cenas usando softwares que aproveitam das características físicas da luz pode fazer a diferença em projetos que exigem grande nível de realismo, mas junto com as novidades e técnicas de iluminação acabam vindo também problemas inéditos! Por exemplo, o uso do Blender Cycles para renderizar cenas é uma das grandes novidades em termos de recursos para usuários do Blender, mas ele incorporou também problemas que apenas usuários do LuxRender estavam habituados a lidar. Por exemplo, a existência de pequenos artefatos visuais nas cenas renderizadas chamadas pelos artistas como fireflies.

Esses artefatos aparecem como pequenos pontos brancos nas imagens, que independente do tempo que deixamos o projeto renderizando, persistem em não desaparecer. Uma das maneiras de remover esse tipo de elemento das nossas imagens é na pós-produção usando ferramentas como o Photoshop ou GIMP. Mas, seria muito interessante se existisse um meio de filtrar esses artefatos ainda no processo de renderização.

Nas últimas semanas apareceu um método simples complexo usando o node editor do Blender, para remover a granulação com base em uma intrincada combinação de nodes. No painel de renderização do Blender 2.63 existe uma opção que pode ajudar a remover esses fireflies sem a necessidade dessa combinação de nodes. A opção é chamada de Clamp, e com essa opção podemos filtrar de maneira satisfatória esses elementos das imagens.

O vídeo abaixo é exatamente a demonstração de como funciona o Clamp e o seu efeito em uma imagem que utiliza texturas aplicadas ao ambiente no Blender, o que pode gerar diversos artefatos na renderização.

O método é simples e bastante eficiente na remoção dos artefatos, e pode ajudar de maneira significativa artistas nos mais diversos projetos envolvendo renderização com o Blender Cycles. Só quem já ficou com um firefly persistindo durante horas na renderização sabe o quanto é frustrante ter que parar o render para editar a imagem no Photoshop e finalizar o projeto.

Curso sobre renderização avançada com Blender Cycles

Para os que gostariam de aprender a usar o Blender Cycles para renderizar seus projetos, recomendo uma visita ao site do curso sobre renderização avançada com Cycles. O curso ensina a trabalhar com os recursos próprios do Cycles como:

  • Materiais
  • Parâmetros de render
  • Texturas
  • Luzes

Esse curso é realizado de maneira totalmente online e com diversos vídeos explicando os procedimentos necessários para usar o Cycles nos seus projetos.