Existem diversas formas de aprender qualquer coisa relacionada com computação gráfica, seja usando material de referência como livros ou cursos e também analisando projetos já concluídos. O método conhecido como alguns como engenharia reversa é amplamente usado por pessoas que já possuem algum conhecimento na área e simplesmente gostaria de saber os caminhos necessários para gerar determinados efeitos ou imagens em softwares 3d. Eu mesmo aprendi muito com esse método, simplesmente analisando a estrutura de arquivos e projetos em que tinha acesso aos arquivos fonte. Mas, como conseguir esses arquivos?

Para os usuários do Blender uma ótima maneira de fazer esse tipo de análise baseada em engenharia reversa é o BlendSwap. O web site é um sistema que permite aos artistas e usuários do Blender compartilhar diversos arquivos com mais mais variados fins. Como os projetos são publicados no ambiente com uma licença creative commons, alguns deles podem até mesmo ser usados em projetos comerciais, bastando para isso citar o nome do autor para legalizar o seu uso. Fora isso ainda existe a possibilidade de acessar todas as configurações a ajustes de um arquivo, permitindo o aprendizado por engenharia reversa.

Se você quiser fazer o download de um desses arquivos que pode ajudar a entender como o Blender Cycles funciona, recomendo o download dessa cena interna de um banheiro. Você precisa se cadastrar no BlendSwap para ter acesso ao arquivo.

blender-cycles-cena-download.jpg

O projeto foi desenvolvido por um usuário chamado CENOBI e apresenta uma excelente qualidade no render, texturas e modelagem. Isso é um prato cheio para quem gosta de fazer o download dos arquivos para analisar como a cena foi montada e configurada, para depois tentar reproduzir o mesmo efeito em outros ambientes.

Além de oferecer a oportunidade de aprender os procedimentos necessários para reproduzir o efeito apresentado na imagem, você ainda pode aproveitar os modelos 3d usados na cena e também as texturas.

Curso sobre renderização avançada com Blender Cycles

Para os que gostariam de ter uma experiência mais completa com o Blender Cycles, recomendo uma visita ao curso sobre render avançado com Blender Cycles, em que são apresentadas as características do novo renderizador do Blender de maneira mais completa e detalhada. O curso é totalmente baseado em vídeos explicativos em português e ajudam as pessoas que não conhecem o Blender a renderizar imagens usando ferramentas de visualização avançada em poucos dias.