A versão 2.64 do Blender está trazendo inúmeras novidades para os usuários do Blender, e muitas dessas novas ferramentas e opções são oriundas do projeto Mango que resultou no curta metragem “Tears of Steel”. As ferramentas adicionadas ao Blender nesse estágio tem relação direta com o projeto Mango, e protanto acabam sendo direcionada para a área de efeitos e composição, que foram algumas das áreas mais usadas no projeto. Mas, isso não quer dizer que outras partes do Blender ficaram de fora da lista de atualizações, como já mostrei na semana passada com um tutorial sobre o novo modificador Skin do Blender. Hoje quero mostrar algumas das novidades do Blender 2.64 relacionada com o Blender Cycles.

O Cycles é um renderizador recém adicionado ao Blender que tem como objetivo modernizar a parte de render do software, oferecendo algoritmos avançados na parte de iluminação, materiais e efeitos com o Blender. Um dos grandes diferenciais do Cycles é o suporte ao render por meio de GPU, que é fantástico para quem dispõe do hardware compatível, como é o caso das placas GeForce GTX da série 400 ou superior.

Entre as novidades do Cycles para o Blender 2.64, podemos destacar duas delas que são abordadas no vídeo abaixo que são:

  • Suporte a luzes do tipo Spot
  • Novo node com valores de Falloff

Assista ao vídeo para conhecer as novidades do Cycles:

Se você gostar do tutorial, o que acha de avaliar ele? Use o “joinha” do Youtube ou coloque nos seus favoritos! Isso ajuda na divulgação do tutorial.

O suporte as luzes do tipo Spot deve flexibilizar um pouco o tipo de iluminação criada com o Cycles, pois até o Blender 2.63 o uso de luzes do tipo Spot era interpretado pelo Blender como uma luz pontual. É importante lembrar que o altoritmo do Path Tracing “não gosta” de luzes pontuais, sendo mais indicado sempre o uso de luzes com grande área. A outra novidade é o node do tipo Falloff que permite controlar a intensidade da energia luminosa emitida por qualquer luz no Cycles. Existem diversos tipos de controle disponíveis, sendo necessário apenas ligar o node a entrada Strenght da fonte de luz.

Curso sobre renderização avançada com Blender Cycles

Assim que a versão estável do Cycles for disponibilizada para download, devo adicionar essas mesmas informações ao curso de renderização avançada com Blender Cycles do EAD – Allan Brito, que já está na sua sexta aula, com quase todas as aulas devidamente publicadas. Se você quiser aprender mais sobre o funcionamento do Cycles e configurar texturas, materiais e iluminação no novo renderizador do Blender, recomendo a visita a página de detalhes do curso.