Uma das coisas que fiz quando organizei o EAD – Allan Brito foi criar alguns quizzes que nada mais são do que testes de múltipla escolha que tem como objetivo colocar a prova seus conhecimentos sobre determinado assunto, sempre relacionado com computação gráfica. Até hoje existiam questionários específicos sobre Blender, Modelagem 3d e renderização. Hoje consegui montar mais um desses questionários, sendo o segundo dedicado apenas ao Blender. Para participar do segundo Blender Quiz, basta se cadastrar no EAD – Allan Brito, e tentar realizar o Quiz que está disponível na página principal do site.

Mas, para os que acham que é fácil participar do Quiz, é preciso considerar que esse segundo Quiz tem um grande leque de assuntos que abrangem:

  • Modelagem 3d
  • Animação
  • Rigging
  • Produção de jogos
  • Partículas
  • Fluidos
  • Fumaça

O questionário é organizado com 15 perguntas que estão espalhadas por todos esses temas, e assim que você tentar responder o quiz são sorteadas de maneira aleatória apenas 10 perguntas. Isso faz com que cada questionário seja diferente para os participantes. Para deixar a coisa ainda mais interessante, existe limite de tempo para responder as perguntas, que é de 10 minutos! Assim que você começa a responder as perguntas, um cronômetro regressivo abre na tela marcando o tempo restante para o fim do quiz.

No futuro pretendo quem sabe até criar um ranking com os usuários que possuam maiores pontuações nos quizzes, mas por enquanto o objetivo é apenas oferecer uma maneira diferente de testar seus conhecimentos sobre os assuntos abordados.

O modelo dos questionários é muito semelhante as provas de certificação que são oferecidas por empresas em áreas como desenvolvimento de software e até mesmo a Adobe usa algo semelhante.

Caso você tenha interesse, aproveite para participar do primeiro quiz sobre Blender que aborda aspectos gerais do software. E para as pessoas que não são usuárias do Blender existem dois outros testes “genéricos” que não são direcionados para nenhum software em especial, relacionados com modelagem 3d e renderização. O sistema de funcionamento dos outros testes é exatamente o mesmo do quiz sobre Blender com sorteio de perguntas e tempo limite para respostas.

Caso você decida participar, boa sorte!