A oferta de renderizadores que trabalham junto com o Blender tem crescido de maneira significativa ao longo dos últimos meses, e mesmo com a disponibilidade do Cycles já integrado ao Blender, é interessante ter opções para gerar imagens com alta qualidade, quando o Cycles não conseguir ainda atender a todas as necessidades de um projeto. Como o renderizador ainda é jovem em comparação a outros projetos que possuem anos de desenvolvimento, é perfeitamente normal que ainda existem vários recursos que precisam ser adicionados ao Cycles.
Por isso, sempre encorajo meus alunos, seja dos cursos presenciais ou a distância, para aprender outras opções em termos de renderização com o Blender. Entre essas opções existe o excelente Mitsuba Renderer, que chegou agora no começo do mês de outubro na sua versão 0.4. O Mitsuba é um renderizador baseado em física real que é distribuído sob uma licença GPL, sendo de código aberto assim como o Blender. Além de tudo isso, o software é totalmente gratuito e integra um conjunto de renderizadores de código aberto que funcionam junto do Blender formado por LuxRender, YafaRay e outros.
Bem, mas você deve estar se perguntando, como podemos usar o Mitsuba junto com o Blender? Para responder a essa pergunta, gravei um pequeno guia em vídeo que mostra como instalar o Add-on que exporta as cenas do Blender para o Mitsuba. Antes, você vai precisar tanto do Mitsuba e do Add-on que exporta cenas do Blender para o renderizador, que podem ser copiados de maneira gratuita nos referidos links.
O processo de instalação do Add-on é parecido com o realizado no Add-on do YafaRay. Nesse caso fica uma dica importante para instalação de Add-ons compostos por várias pastas. O Blender aceita Add-ons tanto com arquivos na extensão .py ou .zip. Nesse caso é mais fácil instalar o Add-on usando o arquivo zip, que é o processo escolhido no vídeo. Depois disso, basta habilitar o Add-on e determinar a pasta em que está o executável do Mitsuba para começar a renderizar as suas imagens de dentro do Blender mesmo!
O Mitsuba é um renderizador bem avançado em termos de recursos, pois dispõe de muitas opções de integralizadores para o render e também de shaders para materiais e texturas. Agora que você já sabe instalar o renderizador, pode gerar as suas imagens com esse excelente software.
Já falei que ele é gratuito?
Excelente tutorial de iniciação ao renderizador Mitsuba.
Parabéns Allan!!!
Essa sua iniciativa ajuda muito a quem utiliza o Blender e outros programas.
“Nota DEZ!!!”
O plugin não funcionou no meu blender 2.64
;(
Oi Marcelo,
Tenta atualizar o seu Blender, a versão 2.64a acabou de sair.
Abraços
gracias allan por el tutorial….
ya instalé Mitsuba y comenzaré a probarlo con los proyectos que he realizado….
parece bastante prometedor Mitsuba Render…
sin dudar, esperaré por futuros tutoriales
he visto buenos trabajos con Mitsuba y parece bastante rápido…
pero me da un error a la hora de renderizar…
[…] Publicado em: 19, Oct No início da semana passada publiquei aqui no blog um guia sobre como instalar e começar a usar o Blender com o renderizador de código aberto Mitsuba, que é incrivelmente rápido e oferece suporte a diversos recursos avançados de render. O […]
gracias allan la tercera fue la vencida para instalar mitsuba en la carpeta de mitsuba 0.4.1 existe un archivo con el nombre de vcredist_2010_sp1_x64 lo instalan y listo en mi caso automaticamente blender lo reconoce asi que nonecesito el path de nuevo mil gracias
muito importante esse tutorial sobre o mitsuba,valeu continue sempre colacando mais tutoriais.
Não conseguir instalar…baixei o blender novamente do site e nao deu certo o Mitsuba