O acesso a tecnologia de efeitos especiais hoje é muito mais acessível do que alguns anos atrás, possibilitando a séries de TV com orçamento muito mais reduzido do que filmes a utilizar recursos até alguns anos atrás impensáveis para esse tipo de produção. Esse é o exemplo da excelente série Game of Thrones que utiliza muito bem na sua produção a computação gráfica para incrementar os cenários e aumentar a quantidade de pessoas em uma cena. Para as pessoas que gostam de conferir alguns desses truques visuais e comparar com as cenas exibidas na série, o estúdio Pixomondo divulgou um vídeo muito interessante mostrando alguns dos efeitos produzidos por eles para a série.

Só não recomendo assistir ao vídeo, caso você ainda não conheça a história ou não tenha assistido a segunda temporada da série.

O contexto da série pode utilizar muito bem a computação gráfica para a incrementação de cenários, pois como uma série que se passa em ambientes medievais de fantasia, seria complicado encontrar castelos e outras locações reais em que a equipe pudesse representar sem grandes modificações os cenários de Westeros.

Esse é inclusive um exercício muito interessante que qualquer pessoa pode realizar em 3d, que é o de pegar footgrafias ou vídeos reais, e tentar incrementar o visual com partes fantasiosas.

Outro tipo de efeito visual que é perfeito para esse tipo de série é o de animação com multidões. Como existem algumas situações na segunda temporada em que é necessário exibir campos com vários soldados, o uso de softwares para espalhar atores virtuais e objetos por um cenário é muito útil para baratear as locações reais. E mesmo sem existir nenhum tipo de cena em que sejam realizadas grandes batalhas épicas, como no caso dos filmes do Senhor dos Anéis, o uso da tecnologia se mostra muito útil nesse tipo de situação.

Para quem não conhece a série, recomendo muito o material, principalmente para os fãs de fantasia medieval ou então de rpgs como a série Dungeons & Dragons. Espero que o DVD ou Bluray da segunda temporada traga mais material como esse, apresentado o Making of e efeitos usados na produção da série.