Já faz algumas semanas que publiquei um artigo em que a equipe responsável por parte dos efeitos do filme Prometheus participaram de uma entrevista, e entre as perguntas realizadas pelos entrevistadores, podemos conferir diversas cenas com um making of dos efeitos do filme. Como as versões para homevideo estão saindo no mundo todo, outros pequenos clipes com os efeitos começam a aparecer na internet como forma de promover o lançamento do DVD e Bluray. O primeiro artigo que publiquei possuia mais material, mas era um pouco chato de assistir, pois a entrevista era longa com mais de 30 minutos, e para conseguir assistir a todos os vídeos com efeitos era necessário ficar pulando as entrevistas.

Os vídeos que ilustram esse artigo são parte do material do estúdio MPC que gerou essas cenas para o filme. Só alerto que você não deve assistir aos vídeos, caso não conheça a história! Um dos vídeos apresenta partes importantes do filme! Você está avisado.

O primeiro vídeo mostra a cena em que a Prometheus se choca com a nave dos engenheiros, sendo uma cena com muitos elementos em animação pois temos o impacto das duas naves gerando diversos pequenos fragmentos. O cenário como um todo aqui também é totalmente virtual, sendo montado com base em fotografias e renderizado de maneira a passar a impressão que é uma cena real. É muito curioso perceber como as paisagens são construídas com diversas partes de imagens que não estão relacionadas umas com as outras, mas que quando são colocadas em proximidade, acabam gerando uma excelente composição.

No segundo vídeo também temos uma cena da nave, sendo que dessa vez é uma ação que pode ser perfeitamente assistida por pessoas que não conhecem a história, pois é apenas o pouso da nave no na lua LV-223 do planeta Calpamos, local em que a história se desenvolve. Nessa cena acontece algo semelhante ao que vimos no primeiro vídeo desse artigo, em que várias imagens são usadas para montar o cenário e o plano de fundo. Essa é uma ótima referência para pessoas interessadas em aprender esse tipo de procedimento, pois a abordagem natural dos artistas menos experientes, seria tentar criar toda a cena como algo único.