As maneiras de se criar animações em 3d são as mais diversas e podem envolver elementos como objetos em movimento e principalmente deformação de polígonos. Apesar de demandar um pouco de conhecimento por parte dos artistas envolvidos, a maioria das animações é produzida com base na deformação de estrutura poligonais. Mas, existem outras formas mais simples e econômicas em relação ao consumo de recursos de criar animações. Isso é possível graças a pequenos truques que podemos realizar em animação como a troca de uma textura. A animação com base na troca de texturas é um recurso amplamente usado em diversas situações por demandar muito pouco em termos de processamento, e não existe praticamente trabalho algum relacionado com a deformação de polígonos.

É possível realizar esse tipo de animação no Blender? Claro que sim! Para mostrar como é possível realizar esse tipo de animação no Blender, preparei um pequeno tutorial em vídeo que demonstra o procedimento necessário para adicionar keyframes nas texturas do Blender. Desde que o Blender migrou para a sua versão 2.5, é possível adicionar keyframes em praticamente tudo no Blender, inclusive texturas.

No tutorial você também aprende um pouco sobre o funcionamento do módulo de pintura do Blender, em que demonstro as minhas habilidades em pintura com o mouse. Está duvidando? Assista ao tutorial:

Se você gostou do tutorial, o que acha de avaliar ele?

No vídeo você aprende a trabalhar com a manipulação de texturas em objetos no Blender, aproveitando os recursos internos do software que permitem inclusive pintar alguns detalhes nas próprias texturas. Claro que não se compara a ferramentas especializadas em pintura, mas ajuda nesse tipo de situação.

O resultado final é a criação de uma textura que é trocada na face em questão dependendo do frame da animação em que estamos, devido ao posicionamento dos keyframes. O vídeo apresentado no final do tutorial mostra bem o resultado leve e rápido de renderizar. Com texturas propriamente pintadas, o resultado poderia ser muito melhor.

Isso pode ser usado em vários contextos que abrangem desde animações 3d até jogos digitais.

Aprendendo animação 3d e texturização no Blender

Para as pessoas que gostariam de aprender mais sobre animação 3d e texturização no Blender, recomendo uma visita aos cursos sobre:

Em que ensino a trabalhar com a configuração de materiais e texturas no Blender, e na criação de animações em 3d no software. As aulas são totalmente baseadas em vídeos, muito semelhantes a esse tutorial que você acabou de assistir.