O Blender é repleto de recursos e ferramentas que algumas vezes passam batidos até mesmo por usuários mais experientes. Na semana passada estava conversando com um usuário do Blender bem experiente e fiquei surpreso quando descobri que ele não conhecia a opção Make links do Blender. Esse é o tipo de recurso que ajuda na cópia de propriedades entre objetos, seja por meio de materiais ou até mesmo dados sobre animação. Para acionar o recurso basta usar a tecla CTRL+L no modo de edição que o painel de opções do Make Links aparece.

Para mostrar o funcionamento do recurso, e demonstrar como você pode literalmente trapacear na construção de uma cena no Blender resolvi montar um pequeno tutorial em vídeo.

O recurso funciona muito bem na versões mais recentes do Blender, e para o vídeo utilizei a versão 2.64a do Blender. Se você gostou do vídeo, o que acha de avaliar o mesmo?

Com essa ferramenta podemos realizar tarefas que até então pareciam impossíveis de serem realizadas como a aplicação do material de um determinado objeto em vários outros. Para isso é só selecionar todos os objetos e manter como último da seleção o objeto que deve ter o material replicado. Em projetos com grandes quantidades de objetos esse tipo de recurso ajuda muito nos ajustes do ambiente e configuração dos materiais.

Mas, os materiais são apenas uma parte do que podemos fazer com o Make Links, pois é possível aproveitar a ferramenta para copiar coisas como:

  • Dados de objetos
  • Animações
  • Modificadores

A cópia de modificadores é algo simplesmente fantástico, pois podemos fazer a cópia de todos os modificadores aplicados em um determinado objeto já com os parâmetros e valores preenchidos. Então, agora você já sabe como fazer para propagar essas propriedades em múltiplos objetos em uma cena no Blender. Isso é praticamente uma trapaça, como menciono no vídeo.

Você só precisa tomar cuidado com a edição das propriedades copiadas, pois ao alterar o objeto base usado para a cópia, todos os outros objetos na cena são alterados também. Isso acontece pelo fato de existirem links entre as propriedades. No vídeo é apresentado o método para isolar as propriedades de um objeto, para que seja possível editar os mesmos de maneira individual depois de realizar o “Make Links”.