O Indigo Renderer é um software bem conhecido pelos usuários mais antigos do Blender, pois um bom tempo atrás ele era uma das opções interessantes que os artistas usando o Blender tinham para gerar imagens realistas. O Indigo já foi gratuito, mas não era de código aberto como o Blender, mas sim um software Freeware que na época ainda não estava totalmente finalizado e era distribuído para várias plataformas para fins de desenvolvimento. Com o passar do tempo o autor do software interrompeu a distribuição gratuita e assim nasceu o Indigo Renderer que conhecemos hoje, que é um renderizador comercial compatível com o Blender.

Hoje o software está na sua versão 3.4 que foi lançada recentemente com algumas novidades bem interessantes para quem quiser trabalhar com visualização em arquitetura ou produtos, que são o foco do Indigo. A primeira coisa que você deve estar se perguntando é sobre a licença, pois o software já não é mais gratuito. Sim, mas ainda existe uma versão gratuita do Indigo Renderer que possui limitações de tamanho do render e uma marca dágua na parte inferior direita da imagem e funciona por 30 dias, mas de resto os recursos do software funcionam da mesma forma para a licença paga ou a versão gratuita durante o período de testes.

Entre os recursos que mais chamam a atenção no novo Indigo, é a possibilidade de trabalhar com secções diretamente no renderizador, sem a necessidade de editar absolutamente nada no modelo 3d. Para fazer isso é necessário apenas ajustar no próprio painel do Indigo a opção, como mostra esse tutorial hospedado no site do renderizador.

Indigo Renderer 3.4

A mesma coisa vale para os usuários do SketchUp que é outro software que possui scripts integrando a plataforma de modelagem com o renderizador. No caso do Blender o Blendigo está estável e funcionando sem nenhum problema até agora na versão 2.64a. Estou com uma versão comercial do Indigo e fazendo diversos testes no renderizador junto com o Blender, e nos próximos meses vários tutoriais interessantes sobre o software devem aparecer aqui no blog.

Uma coisa já posso adiantar em relação ao Indigo! Um dos diferenciais da ferramenta é a velocidade, pois apesar de usar algoritmos unbiased e renderização por refinamento progressivo, o Indigo consegue ser muito rápido.