O Blender acaba de receber mais uma atualização no seu longo processo de desenvolvimento, e a versão 2.65 trouxe como não podia deixar de ser, várias novidades para o software que tanto gostamos e usamos para produzir material artístico de qualidade. Esse é mais um marco no desenvolvimento do Blender, e ratifica os avanços e ferramentas que foram adicionados no Blender 2.64 com o lançamento do projeto Mango. Mas, o que temos de novo em nessa versão 2.65 do Blender? A lista a seguir mostra um pouco do que você encontra na versão 2.65 do Blender e alguns links para demonstrações diretamente do release log.

blender-265-splash.jpg

  • Simulação de fogo: Agora você que é maníaco e colocar fogo em objetos pode extravasar a sua loucura vontade com uma nova opção na simulação de fumaça do Blender, que permite simular também a combustão de objetos. Claro, que esse tipo de simulação não é para os fracos, e quando falo isso não é porque esse é um recurso “quente”, mas sim devido ao fato que ele pode deixar o seu computador fervendo. Para “brincar” com fogo o seu computador vai precisar lidar com uma boa carga de processamento no render. Até que os trocadilhos sobre temperatura se encaixaram bem com esse recurso!
  • Blender Cycles : Agora o Cycles suporta de maneira nativa o uso de Motion Blur para animação e existe um shader do tipo Anisotropic. Além disso, podemos escrever nossos próprios Shaders usando a linguagem OSL.
  • Modelagem 3d : A ferramenta bevel agora pode arredondar arestas de maneira nativa, incorporando as melhorias na ferramenta que foram adicionadas durante o projeto Google Summer of Code desse ano, e deve permitir trabalhar com modelos 3d ainda mais complexos e detalhados.

Esses foram apenas alguns dos principais recursos adicionados ao Blender 2.65 e muitos outros fazem parte do software agora. Quer ter uma idéia de como é a simulação de fogo com o Blender 2.65? O vídeo a seguir mostra um pouco do que podemos fazer com a nova simulação de fogo do Blender 2.65:

Para fazer o download do Blender 2.65, basta visitar o web site da fundação Blender e escolher o Blender adequado para o seu sistema operacional. Já falei que o Blender é totalmente gratuito? E você não precisa pagar nada para usar o sofwtare?