O uso de coleções externas de modelos 3d é de fundamental importância para acelerar o trabalho de qualquer artista 3d, pois é com o uso desse tipo de recurso que podemos aproveitar modelos 3d criados em projetos anteriores e evitar ter que fazer novamente objetos que você já possui. Para quem é usuário do Blender, uma excelente fonte de modelos 3d gratuitos é o BlendSwap.

Esse é um web site em que artistas e usuários do Blender podem publicar modelos 3d para download, licenciando o seu trabalho em creative commons, algumas vezes abrindo mão totalmente dos direitos e propriedade intelectual do modelo 3d. Isso significa que você pode usar os modelos 3d para o que bem entender, inclusive usar os mesmos para fins comerciais. Como é o caso da pequena coleção de cadeiras que recomendo para download hoje, que estão licenciadas em creative commons zero.

coleção cadeiras download Blender

Todos os downloads do BlendSwap só podem ser realizados por usuários cadastrados, o que requer que você faça uma conta. A inscrição é gratuita assim como os downloads. A coleção de cadeiras é pequena, contando apenas com quatro modelos no total, o material é útil para pessoas interessadas em acelerar a produção de cenas relacionadas com arquitetura. Um ponto positivo dessa coleção é que todos os modelos 3d estão prontos para uso no Blender Cycles, que é o novo renderizador do Blender compatível com render por GPU.

Ainda não sabe usar o Cycles? Recomendo uma visita ao curso sobre renderização avançada com Blender Cycles do EAD – Allan Brito para aprender como trabalhar com esse renderizador avançado. É um dos primeiros cursos que ensina a trabalhar com o novo renderizador do Blender.

Usando bibliotecas externas no Blender

Para aproveitar melhor essa biblioteca de cadeiras prontas para uso no Blender Cycles, recomendo assistir a esse tutorial em vídeo, que mostra o funcionamento do sistema de referências externas do Blender. Você sabe a diferença entre o Link e Append do Blender? Ao assistir ao vídeo abaixo você entende essas diferenças, e pode aproveitar melhor essa excelente coleção, que apesar de curta pode ser muito útil em projetos de visualização para arquitetura.