A configuração de cabelos e pelos em personagens virtuais é uma das tarefas mais chatas trabalhosas dentro do design de personagens, pois envolve a manipulação de uma dezena de valores e parâmetros de partículas, e a criação de pequenos controladores para conseguir o efeito desejado. Já foi muito mais complicado de configurar cabelos no Blender, mas hoje até que existem opções interessantes para ajustar o processo usando apenas as opções do campo de partículas configuradas como “hair”.

Quer aprender a trabalhar com esse tipo de configuração no Blender? O tutorial a seguir não foi gravado por mim, mas por um artista chamado Matt Heimlich e em quase 50 minutos de vídeo ele mostra todo o processo necessário para configurar cabelos no Blender. É algo que requer um pouco de paciência e conhecimento prévio na manipulação de partículas, mas apenas o básico já ajuda você a acompanhar o que o autor realiza no vídeo.

No vídeo você acompanha o processo completo de configuração de cabelos para a cabeça de um personagem, acompanhando a criação das partículas e os ajustes nos diversos parâmetros disponíveis no painel de partículas do Blender. Para quem nunca trabalhou com partículas pode ser desafiador tentar seguir o tutorial, pois a quantidade de parâmetros e opções é bem extensa!

O processo gera partículas realistas, mas ainda assim prefiro outros métodos para simular cabelos como é o caso do uso de polígonos junto com texturas usando canais alpha. Sim, podemos representar cabelos muito bem usando polígonos e texturas, aproveitando os pixels transparentes de texturas é possível representar cabelo usando pequenos planos, e controlar o movimento usando Shape Keys ou mesmo bones.

Essa solução apresenta um menor nível de realismo em comparação com as partículas, mas o resultado em termos de velocidade de animação é bem considerável. Para alguns efeitos como movimento de cabelos sob o efeito de campos de força, o controle e gravação dos keyframes é um pouco trabalhoso. O ideal é que você experimente com os dois métodos e encontre aquele que melhor se encaixa no contexto do seu projeto, pois um método de animação em 3d não se aplica em todas as situações.