O uso de elementos 3d para representar cenários e animações revolucionou para sempre a maneira de produzir conteúdo, seja no cinema ou mesmo em artes tradicionais como a própria ilustração. Já é muito comum encontrar elementos 3d em produções até então puramente bidimensionais devido ao fato de que usando 3d é possível reaproveitar cenários, usar câmeras e acelerar a produção de conteúdo de qualidade que é ponto fundamental em qualquer projeto. Entre as produções que usam com mais intensidade esse tipo de recurso podemos destacar os animes e mangás, que dificilmente chegam na sua produção final sem utilizar algum elementos oriundo de ambientes 3d.

As ferramentas usadas para ajudar nesse tipo de produção são as mais diversas, e você pode conferir diversos exemplos de softwares 3d comerciais que foram usados para ajudar na produção de animações com temática oriental. E para os que gostam de conhecer projetos realizados com o Blender, encontrei um exemplo de uso do software por um artista na China, que está em sintonia com o uso de ferramentas 3d para gerar cenários para mangás. No caso o artista usou o Blender para construir cenários e ambientes aproveitados para ilustrar o seu projeto. O resultado ficou excelente e mostra mais uma vez do que o software é capaz nas mãos de artistas criativos. As imagens a seguir são uma amostra do que você pode conferir na mensagem publicada pelo artista chamado congcong009 nos fóruns Blenderartists.org com o uso do Blender para produção de cenários em um mangá.

blender cenários urbanos mangá

blender cenários urbanos mangá

Para conhecer mais exemplos desse mesmo projeto, recomendo visitar o link indicado no parágrafo anterior.

O projeto como um todo ficou muito bom, e mostra domínio por parte do artista das ferramentas necessárias para representar ambientes com estilo cellshading no Blender. Na verdade, depois de ler a descrição do projeto percebemos que as imagens são obra de uma pequena equipe de seis pessoas! Sendo apenas um artista responsável pela parte do 3d e dois exclusivos para arte 2d, que devem ter ficado responsáveis pelos retoques necessários na pós-produção.

A descrição do processo publicada na mensagem também mostra que não foi nada simples produzir as imagens, sendo necessários vários passos e renderizações usando tanto o render interno do Blender como o Cycles. É um projeto interessante que deve servir como referência para quem está pensando em realizar alguma coisa nesse mesmo estilo.