O Blender está frequentemente recebendo novas atualizações e ferramentas que abrem oportunidades criativas para artistas nas mais variadas áreas, seja com a adição de opções para fazer tracking de câmera e composição ou então com renderização avançada com o Cycles. No caso dos artistas que trabalhavam com visualização para arquitetura, o desafio era conseguir um bom renderizador que fosse rápido o suficiente para gerar imagens realistas e compatível com o Blender. O Cycles surgiu como uma luva para esses artistas que gradativamente acabam abandonando soluções externas para se dedicar apenas ao novo renderizador do Blender.

Por enquanto, o Cycles ainda requer mais maturidade do ponto de vista dos recursos em comparação com renderizadores mais antigos e que possuem um bom tempo de desenvolvimento. Por exemplo, apenas alguns dias atrás o Cycles recebeu suporte para trabalhar com luzes IES usando Addons.

Mas, ainda assim é possível encontrar artistas criando material de excelente qualidade como o projeto apresentado nesse link nos fóruns Blenderartists, relacionado com visualização para arquitetura. O autor do projeto se chama att.

Render arquitetura com Blender Cycles

Essa é apenas uma imagem do projeto, e ao visitar o link do projeto você pode conferir outras imagens do mesmo ambiente. O projeto foi totalmente renderizado usando o Blender Cycles e segundo a descrição do próprio artista, podemos apontar algumas características interessantes do projeto como:

  • Imagens com 2000 samples
  • Tempo médio de render 2 horas
  • Render usando GPU – Placa GeForce GTX 590
  • Pós-produção das imagens no Photoshop

O Cycles se mostra cada vez mais capaz de gerar imagens realistas como as exibidas nesse projeto, e de acordo com a descrição da técnica de iluminação usada, a composição contou apenas com luzes posicionadas nas aberturas das janelas e uma luz do tipo Sun levemente alaranjada. Isso significa que com um pouco de paciência e testes, podemos facilmente atingir esse tipo de resultado. Claro que bons modelos 3d e texturas ajudam bastante também na obtenção desse tipo de imagem.

Aprendendo a usar o Blender Cycles

Quer aprender a usar o Blender Cycles para renderizar imagens desse tipo? O EAD – Allan Brito possui um curso de renderização avançada usando Blender Cycles que pode ajudar você a entender os recursos disponíveis no Cycles, e configurar materiais e texturas para atingir resultados semelhantes aos do projeto apresentado nesse artigo. Além dos materiais e texturas, você aprende também a trabalhar com as opções de iluminação do Cycles.