As empresas que mantém os diversos softwares de modelagem 3d, animação e renderização periodicamente organizam eventos para reunir os usuários e empresas presentes no ecossistema desses softwares, para mostrar as novidades e compartilhar informações úteis sobre os softwares. Com o SketchUp não é diferente, sendo que esses congressos direcionados ao SketchUp são chamados de Basecamp e até o ano de 2011 os eventos eram organizados pelo Google. Agora que o SketchUp é parte integrante da Trimble, o Basecamp 2012 que aconteceu no mês de Dezembro foi realizado sob a tutela dos novos “proprietários”.

Uma das partes mais legais dos SketchUp Basecamps na época do Google é que todo o material das palestras e apresentações era gravado em vídeo, e publicado no Yotube para que todos os usuários interessados em assistir as palestras ao redor do mundo tenham a oportunidade de adquirir o conhecimento passado nas oficinas e palestras. Com o SketchUp Basecamp 2012 a coisa não foi diferente, e praticamente todas as apresentações foram gravadas em vídeo e disponibilizadas de maneira gratuita no Youtube.

Para conferir a lista de apresentações, é só visitar o canal do SketchUp no Youtube. É importante lembrar de depois detalhes importantes em relação aos vídeos:

  • A maioria das palestras passa fácil de 30 minutos (meia hora) de duração
  • Os vídeos estão em inglês

Aqui está uma amostra do que você deve encontrar em termos de qualidade dos vídeos.

Ainda não tive tempo para assistir a todas as apresentações, mas já posso afirmar que o material é mais do que recomendado para as pessoas que trabalham a sério com o SketchUp. Os temas e tópicos apresentados são de grande relevância para o cotidiano de profissionais das mais variadas áreas que aproveitam os recursos e facilidades do SketchUp, para gerar modelos 3d em arquitetura ou mesmo planejar estruturas para obras.

Existe até mesmo uma palestra específica sobre renderização que está na minha lista de pendências como o próximo vídeo que devo assistir relacionado com o SketchUp Basecamp 2012. E não deixe de conferir os vídeos e palestras gratuitas do Autodesk University 2012 também, pois existe muito material em português lá relacionado com AutoCAD, Revit e outros.