A Autodesk possui um serviço voltado ao aprendizado das suas ferramentas chamado de Autodesk University em que podemos conferir diversas palestras e apresentações relacionadas com o uso das ferramentas da empresa em casos reais, sempre tendo palestrantes especializados no software em questão. Nos últimos dias foi divulgado que todas as palestras do Autodesk University 2012 estariam disponíveis de maneira gratuita na web, para qualquer pessoa consultar de maneira gratuita, e isso realmente aconteceu! Para conferir as apresentações e palestras, basta visitar esse endereço e realizar um rápido cadastro. A melhor notícia é que diversas palestras estão disponíveis em língua portuguesa, inclusive com o material usado pelo palestrante para as apresentações.

Você encontra em diversos casos além do vídeo com o webcast, slides em powerpoint e também arquivos PDF como parte do material usado na palestra. Mas, já devo alertar com antecedência que do material disponível em língua portuguesa, a grande maioria é sobre AutoCAD ou Revit. Posso dizer tranquilamente que de cada 10 palestras aproximadamente 9.8 são sobre AutoCAD ou Revit!

Autodesk University

Caso você esteja disposto a se aventurar pelas palestras e apresentações em inglês, encontrará material muito mais diversificado e avançado sobre outros softwares. Esse é o caso das diversas palestras relacionadas com 3ds max e o uso de MAXScript para automatizar processos em animação e modelagem. Outros assuntos interessantes envolvem o uso de softwares 3d como o 3ds max do ponto de vista de diretores ou da produção de efeitos especiais avançados.

O Maya não fica de fora e possui muito material sobre modelagem, animação e criação de scripts usando MEL e Python. Existe até mesmo uma série de palestras direcionadas a preparar os usuários para a certificação sobre Maya da Autodesk. Só não encontrei absolutamente nada sobre o mental ray.

Essa é uma excelente oportunidade para aprender um pouco sobre ferramentas como o AutoCAD e Revit em palestras proferidas em língua portuguesa, e também para o pessoal que está interessado em desenvolver as suas habilidades com o 3ds max ou qualquer outra ferramenta da Autodesk. Claro que o melhor material não relacionado com AutoCAD ou Revit está em inglês.