Essa semana o Blender recebeu mais uma atualização e agora estamos na versão 2.66 do software, que apesar de não ter sido tão badalada como as versões lançadas junto com os projetos Open Movie, temos excelentes ferramentas e evoluções nessa nova versão do Blender. Um dos pontos marcantes das versões 2.6 do Blender é a evolução notória do Cycles que a cada novo lançamento do software acaba evoluindo um pouco mais em direção a se transformar no renderizador padrão do Blender. Um dos aspectos interessantes do Blender 2.66 é que a splash screen dessa versão é de autoria de um artista brasileiro! Sim, o artista Lucas Falcão teve a sua imagem Violet escolhida como splash screen.

Blender 2.66 Splash Screen

E quais são os novos recursos do Blender 2.66? Podemos encontrar a lista completa de novos recursos no release log do Blender. Essa é uma lista resumida dos novos recursos:

  • Criação de cabelos e pelos com o Blender Cycles: Agora o Cycles permite renderizar cabelos para criar simulações extremamente realistas de superfícies como grama, cabelos e pêlos. A parte mais interessante desse novo recurso é que diferente dos cabelos renderizados com o render interno do Blender, é muito fácil conseguir bons resultados com os cabelos renderizados pelo Cycles.
  • Bevel em vértices: Agora é possível aproveitar a ferramenta Bevel melhorada do Blender em vértices, que é uma evolução do novo sistema de representação para polígonos B-Mesh.
  • Topologia dinâmica na escultura: Esse recurso fará a alegria dos modeladores 3d que trabalham com escultura! Agora é possível usar um recurso que cria dinamicamente a topologia necessária para representar objetos com grande nível de complexidade no Blender.
  • Integração da engine Bullet de física: As pessoas que trabalham com animação baseada em física no Blender devem saber que até hoje era necessário recorrer a Game Engine do software para conseguir trabalhar com animações de Rigid Body. Mas, agora isso mudou pois a engine de física está integrada ao Blender fora da Game Engine.
  • Melhor suporte ao formato Collada: O formato Collada é muito importante para qualquer artista, pois ele é usado como ponte para transferência de modelos 3d para vários softwares. Com a nova versão do Blender, agora temos diversas melhorias no suporte ao formato Collada para exportar e importar modelos 3d.

Já gravei e publiquei tutoriais sobre recursos do Blender 2.66 na época em que ainda estavam em desenvolvimento. Como é o caso da integração da engine Bullet.

Com o tempo vou gravando mais tutoriais e publicando aqui no Blog e no meu canal do Youtube.