Nos dois últimos episódios do meu videocast comentei que faria um especial sobre as novidades do Blender 2.66 que foi lançado alguns dias atrás, mas ficaria um vídeo muito grande e direcionado apenas para os usuários do Blender. É por isso que estou organizando as novidades relaiconadas com o Blender 2.66 em pequenos tutoriais em vídeo, que são mais rápidos de produzir e também podem ser selecionados de maneira mais prática apenas pelas pessoas que tenham interesse no conteúdo do vídeo.
O primeiro desses tutoriais foi publicado hoje no meu canal do Youtube e aborda uma das novidades mais interessantes sobre o Blender 2.66, que é a possibilidade de renderizar cabelos usando partículas com o Cycles. A vantagem desse tipo de representação no Cycles é que podemos conseguir resultados muito realistas com pouca configuração manual, em comparação com o render desse tipo de elemento dentro usando o render interno do Blender.
Mas, nem tudo funciona bem ainda no sistema:
- O recurso é experimental e pode apresentar problemas
- Ainda não é possível usar aceleração por GPU
- Cabelos com muito realismo demandam muito tempo de render (Somente CPU)
Esses são os pontos fracos da técnica, mas ainda assim acredito que é uma evolução muito legal para o Cycles. Aqui está o tutorial:
Gostou do tutorial? O que acha de avaliar o vídeo e caso não seja assinante do meu canal, pode assinar usando esse endereço e receber avisos sobre as próximas publicações de imediato.
As técnicas de edição e configuração do cabelo simulado com partículas são extamente as mesmas usadas tradicionalmente com o Blender, e não será surpresa para nenhum usuário mais experiente do Blender. É só selecionar o emissor e entrar o modo de trabalho Hair do Blender.
No vídeo estou usando um computador com processador i7 e 8GB de RAM, mas ainda assim o equipamento sofreu para gerar imagens com boa quantidade de samples. Se fosse possível usar a GPU a coisa seria muito melhor, mas ainda assim a qualidade do cabelo gerado compensa a espera. Agora você não precisa mais fazer personagens carecas ou colocar aqueles chapéus gigantes para evitar o uso do cabelo.