Uma das melhores maneiras de aprender a trabalhar com modelagem 3d é por meio da prática, e para conseguir chegar nesse estágio é preciso encontrar referências para a modelagem desses objetos e personagens. Isso se aplica a qualquer software 3d seja o Blender, SketchUp, 3dsmax ou Maya. Os artistas 3d iniciantes devem procurar por referências dentro do ecossistema do software usado para localizar personagens, veículos ou outros modelos 3d diversos.

Os usuários do Blender e do SketchUp possuem uma grande vantagem nesse tipo de situação, pois ambos os softwares apresentam comunidades de usuários bem razoáveis, que disponibilizam arquivos 3d de maneira totalmente gratuita para fins educacionais e até comerciais. Veja o caso do Blend Swap que é uma grande comunidade de usuários do Blender que compartilham modelos 3d sob uma licença creative commons. Essa semana mesmo encontrei dois modelos 3d de edificações clássicas para minhas aulas de modelagem para arquitetura, que prontamente marquei para recomendar aos meus alunos como referência na modelagem.

Os projetos são o Pavilhão Barcelona de Mies van der Rohe e o Turning Torso do Santiago Calatrava, que por sinal é um dos meus arquitetos favoritos! As obras desse arquiteto são complicadas de criar até mesmo em softwares 3d, imagina a construção física. Só para você ter uma idéia, a imagem a seguir é a representação do Turning Torso.

Turning torso modelo 3d

Agora, esse modelo 3d não é fictício! A edificação existe mesmo! Olha a imagem do prédio real:

Turning torso

Esse é o tipo de modelo 3d que não pode ser resolvido usando apenas um modificador Array. É preciso usar alguns truques de modelagem e principalmente planejar a criação dos objetos para evitar perder tempo tentando construir e organizar os polígonos 3d com técnicas que podem não gerar resultado.

Ambos os modelos 3d estão disponíveis para download de maneira gratuita no Blend Swap e podem ajudar artístas e usuários do Blender nos seus estudos sobre modelagem, e até artistas usando outro software. Basta abrir o modelo 3d no Blender e exportar o material no formato OBJ para enviar os dados para outras ferramentas 3d.

No caso do SketchUp, a melhor fonte de modelos 3d para uso como referência e estudo é o 3D Warehouse.