No episódio 07 do meu videocast prometi fazer alguns tutoriais relacionadas com as novidades do Blender 2.66, e parece que agora consegui abordar os principais recursos! Só estava faltando mostrar a topologia dinâmica dentro do Blender, que ajuda muito no trabalho de modelagem usando escultura. Mas, para que serve exatamente a topologia dinâmica? Quando você trabalha na escultura de qualquer objeto em 3d, é sempre necessário adicionar subdivisões nesse objeto seja por meio do multires ou subdivision surface para conseguir uma boa quantidade de polígonos. Caso contrário a ferramenta de escultura não consegue deformar as superfícies dos objetos.

Já pensou se fosse possível adicionar essas pequenas divisões apenas quando necessário durante a escultura em tempo de execução? É exatamente isso que a topologia dinâmica faz! Mas, melhor do que explicar com palavras é mostrar na prática, o vídeo a seguir é um tutorial de como você pode usar o recurso no Blender 2.66 ou superior.

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

Como você pode perceber pelo tutorial, o recurso é de grande ajuda na modelagem usando técnicas de escultura, e você precisa somente de um pouco de habilidade manual para conseguir criar modelos com grande quantidade de detalhes. Já aviso que resultados expressivos na escultura geralmente demoram um pouco em termos de edição manual, mas o tempo demandado nesse aspecto compensa o trabalho.

Só recomendo um pouco de cautela com a quantidade de polígonos resultantes em termos de modelagem, pois isso pode facilmente se transformar em um pesadelo técnico caso você precise animar o personagem. Nos casos em que for necessário animar os personagens, é interessante fazer a retopologia do personagem para garantir que a quantidade de polígonos seja passível de manipulação.

Agora você já conhece alguns dos principais recursos do Blender 2.66a, e eu com a promessa paga, posso partir para outros assuntos nos tutoriais. O Blender 2.67 está chegando e com eles muitas novidades como o suporte ao SSS no Cycles e o já quase lendário Freestyle integrado ao Blender como mais uma opção para renderizar projetos no estilo NPR.