Os projetos do instituto Blender tem como principal objetivo fomentar o uso do Blender como ferramenta de produção profissional, elevando o nível das produções com o passar do tempo e criando animações e curtas metragem que acabam indiretamente ajudando no desenvolvimento do software. Mas, por mais incrível que pareça esse material algumas vezes acaba ajudando também empresas de mídia que precisam de material gratuito para exibir em monitores, softwares e equipamentos.

Todo o material producido pelo instituto é disponibilizado de maneira gratuita pela web sob uma licença creative commons. Você pode fazer o que quiser com o material, até mesmo com fins comerciais, desde que cite a fonte.

É por isso que existem diversas propagandas e material de divulgação de softwares, televisores e outros equipamentos passando material produzido com o Blender. Já vi inúmeros anúncios usando o Big Buck Bunny e Sintel. Agora, você deve se preparar para o uso frenético do Tears of Steel com o mesmo propósito!

O instituto Blender divulgou o endereço em que podemos fazer o download das imagens renderizadas para o Tears of Steel em 4K, que muito provavelmente será o próximo passo em termos de resolução comercial para filmes e animações depois do FullHD (1920 por 1080 pixels). O que deve provocar um aumento no uso desse tipo de material por fabricantes e revendedores de aparelhos eletrônicos e softwares é que não existem muitos filmes gratuitos oferecidos na resolução 4K. Como fazer para vender um televisor que suporta 4K sem exibir vídeos nesse formato? A solução seria realmente recorrer ao Tears of Steel!

Para fazer o download do material original em 4K do Tears of Steel, visite ease endereço. Os arquivos estão salvos na extensão EXR e você pode fazer o que quiser com eles, inclusive para fins comerciais!

Caso você não saiba, é possível adquirir o DVD do Tears of Steel com todo o material usado na produção na loja da fundação Blender, e com isso ajudar a financiar futuros projetos envolvendo o software. Já fiz inúmeros sorteios desse tipo de material aqui no site, inclusive envolvendo os cursos do EAD – Allan Brito. Ainda não conhece o Tears of Steel? A animação está disponível no Youtube e pode ser assistida na íntegra a seguir: